Horário de Verão começa no próximo domingo (15)

Fonte Bem Paraná

O horário de verão começa à zero hora do próximo domingo (15) em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Nesses locais os relógios devem ser adiantados em uma hora, deixando o domingo com 23 horas de duração. A operação inversa, que vai marcar o final do Horário de Verão, acontecerá em 17 de fevereiro. 

Pode parecer pouco, mas uma hora de diferença muda a rotina do corpo, e por isso merece cuidados nessa transição para que o organismo se adapte mais rapidamente. As estimativas da área médica é para se habituar ao novo horário a pessoa leve de cinco a sete dias.

Então, para estar mais preparado quando o horário mudar, no próximo final de semana, as medidas devem começar já. Essencialmente, o organismo deve começar a se acostumar com a mudança de horário. Então, nos próximos dias recomenda-se ir dormir cada vez mais cedo — dez a quinze minutos a cada dia, por exemplo. Da mesma forma, habituar-se a despertar tambám alguns minutos mais cedo.

Ter uma alimentação mais balanceada também ajuda. Comidas muito pesadas podem prejudicar o sono. Então, as refeições devem ser leves nesta semana e deve-se evitar alimentos e bebidas que tiram o sono.

Os principais sintomas da mudança do horário de verão pode vir na forma de cansaço e mau humor por causa da diferença do sono. O relógio hormonal do indivíduo também precisa de um tempo para se adaptar. Isso acontece porque o corpo se acostuma com os horários de alimentação e de digestão. Por isso é melhor iniciar as medidas agora.

Dicas para se adaptar mais rápido

> Evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica nesta semana de adaptação

> Dormir um pouco mais cedo, tirar cochilos. Isso se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar

> Evitar cafeína e bebidas energéticas a noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir adaptação do nosso relógio biológico

> Não deixar de fazer o exercício físico habitual 

> Fazer refeições mais leves, que não exijam muito esforço do organismo para a digestão

> Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixar horários para todas as suas atividades e tentar respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado

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