7 de Setembro Independência do Brasil

Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado “Grito do Ipiranga”. De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!“. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.

A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Leia mais aqui

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Acho meio que falta de vergonha de D. Pedro de Alcântara esse fato histórico. ele foi até as margens do rio, gritar “Independência ou Morte!“ como ser eles estivessem enfrentando Portugal, mais nos livros de historia não conta que antes desse fato o senhor D. Pedro de Alcântara havia comprado nossa liberdade como nossas riquezas e ainda ficamos devendo para Portugal assim criando a divida externa que veio a ser paga nesses últimos anos. conclusão é que o dia 7 de setembro é apenas um dia hipócrita sem motivos para comemorar, devia ser um dia de vergonha nacional.

Deixe uma resposta