Valores do IPVA 2012 podem ser consultados pela internet

Gazeta do Povo

Por meio de uma ferramenta disponível no site da Secretaria da Fazenda do Paraná, os proprietários de carros, motos, caminhonetes e caminhões já podem ter acesso aos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes a 2012. Para fazer a consulta, é preciso informar dados que constam nos documentos do veículo. A busca se destina somente aos veículos cadastrados no Paraná.

Na página de consulta, o proprietário deve informar a faixa IPVA e o ano de fabricação do veículo, informações que constam do CLRV. A ferramenta vai informar o valor venal do veículo, de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A alíquota para carros, caminhonetes e motocicletas é o equivalente a 2,5% do valor venal do veículo. Para ônibus e veículos de carga (como caminhões), além de veículos de empresas de locação ou que utilizem como combustível o gás natural, a taxa é de 1%.

Pagamento

De acordo com o site da Secretaria da Fazenda do Paraná, quem efetuar o pagamento à vista no mês de fevereiro (de acordo com o calendário definido a partir do fim da placa do veículo – veja box), terá desconto de 5%. Os proprietários podem optar ainda por fazer o pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a partir de março; ou efetuar o pagamento à vista em março, também sem desconto.

O imposto pode ser pago em agências do Banco do Brasil e Itaú. Para fazer o pagamento, é necessário apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou a guia de recolhimento, que pode ser impressa a partir do site da Secretaria da Fazenda.

Pagamento com 5% de desconto

Placa final 1 – Pagamento até o dia 8 de fevereiro

Placa final 2 – Pagamento até o dia 9 de fevereiro

Placa final 3 – Pagamento até o dia 10 de fevereiro

Placa final 4 – Pagamento até o dia 13 de fevereiro

Placa final 5 – Pagamento até o dia 14 de fevereiro

Placa final 6 Pagamento até o dia 15 de fevereiro

Placa final 7 – Pagamento até o dia 16 de fevereiro

Placa final 8 – Pagamento até o dia 17 de fevereiro

Placa final 9 – Pagamento até o dia 23 de fevereiro

Placa final 0 – Pagamento até o dia 24 de fevereiro

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta