Delegado responsável por carceragem onde presos fizeram festa é afastado

Do G1 Paraná

O delegado Alessandro Roberto Luz, responsável pela carceragem provisória da Delegacia de Bandeirantes, no norte do Paraná, foi afastado pela Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp). Na quinta-feira (9) foram divulgadas fotos de uma festa entre os presos dentro do solar da cadeia, sobre as quais o delegado alegou não ter conhecimento.

As imagens, registradas em dezembro de 2011, mostram que a comemoração teve direito a churrasco, cerveja, aparelho de som e uma piscina inflável de 2 mil litros. Os presos, que cumprem pena por crimes como assassinato, roubo e tráfico de drogas, aparecem posando para fotos, sendo que alguns deles ainda ostentam telefones celulares.

De acordo com a Sesp, um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as responsabilidades sobre o ocorrido. O servidor envolvido pode receber punição que varia entre advertência até a exclusão do quadro de servidores da instituição. As providências estão sob responsabilidade do delegado chefe da 11ª Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, Marcos Belinatti e do corregedor de área Nelson Mizuta.

Antes da notícia do afastamento, o delegado Alessandro Roberto Luz defendeu a investigação dos fatos. “É um certo constrangimento de ver uma imagem como essa em um setor de carceragem. São fatos que a gente não apoia profissionalmente, por isso, esses fatos devem ser apurados para ver se houve facilitação dolosa ou culposa de qualquer quem seja aqui na delegacia”, afirmou.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta