Outono começa com previsão de Sol e sem chuva no Paraná

Gazeta do Povo

O outono começa oficialmente na madrugada desta terça-feira (20) em todo Hemisfério Sul, mais precisamente às 2h14. No entanto, o último dia de verão já adiantou um pouco de como será o clima na estação que antecede o inverno: temperaturas amenas ao amanhecer, com um friozinho durante a manhã, e clima agradável e quente durante a tarde.

Nesta segunda-feira (19), último dia do verão, a temperatura mínima no Paraná foi registrada na cidade da Lapa, com 11,4ºC pela manhã, e a máxima foi de Santa Helena, no Oeste do estado, com 34,9ºC, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.

E a previsão é de que o clima siga bem típico durante toda a estação, com um frio mais intenso chegando no estado apenas no começo de Abril.

Nesta terça, o tempo continuará estável, com o predomínio de sol e temperaturas mais altas durante a tarde. Em Curitiba, muitas nuvens pela manhã e temperatura variando entre 12ºC e 26ºC. Em Maringá, mínima de 19ºC e máxima de 33ºC. Em Londrina, os termômetros devem marcar entre 18ºC e 31ºC neste primeiro dia de Outono.

Previsão para o trimestre

Os três meses de Outono, estação transitória entre os dias quentes do verão e o frio intenso do inverno, devem ser de clima relativamente seco e temperaturas amenas.

O Outono tem como característica os primeiros eventos de resfriamento mais intenso do ano, com uma grande variação de temperaturas em um mesmo dia – manhãs geladas e tardes de sol e bastante calor. Além disso, a estação normalmente tem uma grande variação de chuvas durante os meses da estação: chove mais no mês de maio em comparação com os meses de abril e junho, segundo o Simepar.

Nesta semana, há poucas condições de ocorrência de chuvas no Paraná. A previsão é de que precipitações mais significativas ocorram a partir de quinta-feira (22).

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta