Paralisação dos professores deixa alunos da rede estadual sem aula

Gazeta do Povo

Estudantes da rede estadual de ensino do Paraná estão sem aulas nesta quinta-feira (26) por causa do dia de paralisação dos professores. De acordo com a presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, não haverá aulas no período da manhã, tarde e noite. As atividades nas escolas serão retomadas normalmente nesta sexta-feira (27).

Aproximadamente 300 professores estavam concentrados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, por volta das 9h15, para um ato pedindo melhorias para a categoria.

Os professores também aguardavam reuniões com representantes do governo do estado das pastas da Administração e da Educação.

Reivindicações

“Uma das principais reivindicações é para que o piso nacional seja pago integralmente do Paraná”, afirmou Marlei. Os professores almejam também que um terço do tempo de trabalho possa ser utilizado na preparação e pesquisa para a elaboração das aulas.

Para os demais funcionários das escolas, o pedido é de reajuste salarial de 14,13%. Outro pedido é para que haja melhorias no atendimento de saúde de todos os profissionais.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nota oficial por meio do site da instituição afirmando que as negociações com a categoria resultaram “em aumento dado a todos os servidores em maio de 2011, de 6,5%, mais um aumento de 5,91%, totalizando um acréscimo de 12,79% aos vencimentos dos salários dos professores no ano passado. Outro avanço na valorização dos profissionais da educação foi o chamamento e a contratação até o momento, nesta gestão, de 19.573 profissionais concursados. Somente no início deste ano, foram nomeados, 11.563 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino”. (Leia a nota da Seed na íntegra).

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Rud Patrick de Oliveira

    Sou totalmente a favor a greve, os professores merecem um tratamento digno! Se vc esta lendo isso, e gracas a um professor!

Deixe uma resposta