São Pedro do Ivaí forma a terceira turma do Proerd

A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro do Ivaí e Prefeitura Municipal realizaram neste mês a formatura da terceira turma do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Receberam certificados de conclusão do Programa 112 alunos dos quinto anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Padre Anchieta, Professora Alfredina e Gertrudes Maria Domingues.

O Proerd focaliza a prevenção contra as drogas e a educação para a paz e trabalha cooperativamente e em parceria com a família, a escola e a Polícia Militar com a finalidade de “formar cidadãos responsáveis para o futuro”. O programa desenvolve conhecimentos e habilidades como entender conceitos básicos sobre as drogas e os efeitos danosos que seu uso pode causar.

Foram premiadas as seis melhores redações sobre as drogas. Na íntegra, a redação da aluna Eduarda Rufone, da Escola Municipal Padre Anchieta que conquistou o 1º lugar. Eduarda é aluna do 5º ano do professor Vanderley Rosa Guimarães:

“O Proerd me ensinou várias lições como combater contra as drogas e as bebidas alcoólicas. Nessas lições eu aprendi como é que acontece quando a gente usa cigarro, maconha e bebidas alcoólicas. Eu espero nunca usar qualquer tipo de drogas e que os meus pais tenham orgulho de mim e que saibam que drogas, bebidas alcoólicas e fumo são coisas sérias e que nunca na vida eu vou usar porque eu amo a minha vida e a minha família. Eu aprendi muito com o PM Jonas, eu achei ele muito bom porque ele passou informações que eu vou levar por toda vida e gostaria que meus amigos nunca entrassem neste caminho sem volta e assim as famílias ficariam unidas e felizes. As drogas causam vários problemas como:

Cigarro: o cigarro causa problemas respiratórios, resfriados e mais coisas.

Maconha: A maconha afeta o corpo especialmente o cérebro.

Bebidas alcoólicas: A bebida alcoólica deixa o cérebro e o corpo mais lentos (reflexos lentos).

Inalantes: Os inalantes pode levar a morte súbita e afeta o coração.

Nesses 3 meses eu aprendi muito e gostei, espero que no ano que vem o quinto ano também goste”.

A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri destaca o papel do Proerd na comunidade. “Este programa está sendo de grande importância para a formação dos alunos e os resultados positivos virão a longo prazo. A nossa meta  é estendê-lo durante os próximos anos, atingindo assim maior números de alunos atendidos. Através de outras ações, também estamos organizando projetos preventivos contra as drogas e o álcool que serão estendidos à toda comunidade”, diz a prefeita.

A professora Terezinha de Lourdes Mouro, Secretária Municipal de Educação, enfatiza que há três anos o Proerd é sucesso no município. “Agradecemos ao soldado Jonas, do Batalhão da Polícia Militar de Ivaiporã, que esteve em nosso município repassando valiosas lições sobre prevenção às drogas. Nossos agradecimentos também ao soldado Jackson, que participou da cerimônia de formatura”, finaliza a secretária.

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta