Cuidado com músicas de campanha – Plágio é crime

Neste período eleitoral muitos estúdios amadores aproveitam pra faturar uma grana plagiando musicas, fazendo versões para candidatos. “O barato pode sair caro”.

Pegar carona em musicas de sucesso É CONSIDERADO PLÁGIO, E PLÁGIO É CRIME. Um plágio custa menos, pois é só pegar um playback de uma música e criar uma letra no mesmo ritmo, não sendo necessário CRIAR UM RITMO EXCLUSIVO, UMA BASE INSTRUMENTAL, “NEM PENSAR”.

Michel Teló, Fernando & Sorocaba e outros famosos Tiveram que ralar muito pra chegar ao sucesso e não é justo usar “seus versos” e sua fama pra emplacar um HIT ELEITORAL.

Um candidato da região mandou gravar uma versão da música “Agora eu fiquei doce” de Munhoz & Mariano, colocando “Agora eu fiquei 12” O empresário da banda já foi comunicado e garantiu que vai exigir da justiça a retirada do plágio das ruas e multa para os infratores.

O órgão que fiscaliza Direitos autorais na região é o ECAD – Escritório central de arrecadação, que promete fiscalizar os plagiadores a partir de agora.

Os infratores podem ser multados, ter a versão proibida e se persistir responder a processo crime.

VEJA A LEI;

No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor:

Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:

§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (…: Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (…). § 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (…), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral. Inf. Coluna do Rato e Coluana do Ely

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Falam alguns candidatos: Reclamam que está ruim e difícil, promete o mundo e o fundo, para ganharem e depois nada fazem, e o pior que ainda não querem sair do poder, imagina só se fosse bom. Chega! 4 anos está bom de demais ou esta querendo mais 4 anos de férias:
    Releição , O pensamento de alguns é : 4 anos trabalho e 4 anos vou…
    Portanto olhe bem, na hora de depositar seu voto.

  2. Eu tambem não comcorto com essas nusicas de campanhas alem de puluição sonora, atrapalha as pessoas que trabalham no periodo da noite e que tem de dormir no periodo do dia, sem falar que isso não ajuda a nada eu foto pelo que o candidato e não pela nusica.

  3. Eu odeio essas musicas de campanha, somente do candidato ter uma dessas musica já me faz não votar nele, por que para mim eleições atualmente não é para eleger o candidato com a melhor proposta e que vai fazer algo de verdade e sim para escolher quem tem a melhor parodia de uma musica de sucesso, alem dessas musicas serem plagio também são uma poluição sonora…

    então para mim, não vote em quem só tem essas parodias, analize as propostas dos candidatos, pense no melhor da sua cidade.

    se algum candidato ler esse comentário que pense numa forma de apresentar suas propostas de uma forma seria ( não com comícios, pq comício é um circo aonde só tem palhaçada )

  4. ENTÃO FÊNIX ENTRA PRA HISTORIA DO PLAGIO,TODOS CANDIDATOS JA TEM UMA VERSÃO DAS MUSICAS MAIS TOCADAS EM SUA CAMPANHA ELEITORAL, ATÉ MESMO O CANDITATO A PREFEITO CHEFINHO E VICE CARMELITA JA TEM….
    VAMOS VER SE VAI TER FISCALIZAÇÃO MESMO OU VAI SER SÓ UM ENGANA TROXA….
    ESTAVAMOS PENSANDO EM FAZER ATÉ UM PARADÃO ELEITORAL…
    SE A MODA PEGA EM……

Deixe uma resposta