Eleições 2012: Qual a função de um Vereador?

Da redação

Ouvindo o programa eleitoral gratuito no rádio dos canditados a vereador, tive até impressão que estava ouvindo o programa de algum canditado a prefeito, as promessas são muitas “ou compromissos como muitos dizem”. Tem canditados que estão usando discurso como se fosse canditado a prefeito, acho que não sabem a verdadeira função da qual é atribuída o cargo de vereador, então para ajudar esses canditados a não se confundirem qual é a verdadeira função de um vereador tem uma pequena matéria aqui no blog que foi escrita Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade).

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Nos melhores tempos das camaras de vereadores : A função do vereador era dizer Sim Sihô. mas agora é brigar ,colocar o nome da vovó ,como endereço de ruas. Pelo o menos por aqui e somente descaso e injurias e alguns peculatos.A tv mostrou muitas vezes. Eu não conheço a função de vereador,a não ser essas!

  2. O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo enquadra-se no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo.

    As principais funções do vereador:

    • Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo.

    • Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito.

    • Votar projetos de lei.

    • Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações.

    • Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo.

    • Elaborar e redigir projetos.

    • Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.

    Por Eduardo de Freitas
    Graduado em Geografia
    Equipe Brasil Escola

  3. Gostaria de saber de quem é está matéria! Para poder dar os parabéns! Como tem candidatos inexperiente!!!. Tem candidatos que nunca assistiram uma sessão na câmara de vereadores. Nem sabem que é um poder na REPÚBLICA DEMOCRÁTICA. (EXECUTIVO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO)….”NOBRES EDIS”

  4. Parabéns pela matéria Roque! De fato muitos dos candidatos a vereadores e até alguns já eleitos e exercendo suas funções sabem as obrigações e funções de um vereador. Isso mostra total despreparo e quem paga e pagará caro por isso somos nós munícipes.

Deixe uma resposta