Companhia de Folia de Reis de São João do Ivaí participou de festival em Mandaguari

folia de reisDestaque para a Companhia de folia de Reis São João Batista, de São João do Ivaí que participou do último festival de folia de reis desse ano que aconteceu na cidade de Mandaguari dia 10/02/2013.

“È uma grande satisfação estar apoiando essa cultura religiosa que existe em nossa região,  e que não devemos deixar morrer, pois muitas se acabam por procurarem apoio e não receber”.

A folia de reis é algo histórico e faz parte da nossa cultura, a melhor parte é a diversão e alegria, sempre devemos valorizar essas culturas e descobrir sobre elas. E a Companhia São João Batista, juntamente com o Srº José Dias e todos os foliões tem todo o apoio da Secretaria de Cultura e do Prefeito Fábio Hidek ” – ressalta a Secretaria de cultura- Maiara Avilas

História de Folia de Reis

É um ato popular natalino, de origem portuguesa, de evocação da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, com apresentação de danças dramáticas como o Terno de Reis, o Rancho e o Bumba-meu-boi. A Folia de Reis marca o fim do ciclo natalino, principalmente no Norte do país. A Folia tem início no dia 24 de dezembro, à meia-noite, e termina no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. O desfile leva uma bandeira que muitos acreditam ter o poder de curar as pessoas.

Os foliões fazem paradas em casas previamente escolhidas, para cantorias, em troca de comida e bebida. As Bandeiras de Reis, como também são chamadas as Folias, têm versos próprios para pedir, agradecer e despedir-se dos moradores.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Parabéns ao Prefeito Hidek e a maiara, pois nossa folia de reis nunca teve ajuda de ninguem sempre contamos com apoi de pessoas da comunidade pra nos ajudar. è emocionante saber que temos esse valor. sou da vila rural de santa luzia e sempre acompanho a folia de Reis junto com seu zé guela.

Deixe uma resposta