2º Companhia de Policia Militar Ambiental realiza operação educacional “Água Limpa”

policia1Nesta semana internacional de preservação da água os policiais militares da Segunda Companhia de Polícia Ambiental de Londrina, estão realizando operações entre os dias 20 a 25 de março de 2013, recolhendo resíduos sólidos nas águas da região.

A OPERAÇÃO AGUA LIMPA é o recolhimento, por amostragem, de lixo e resíduos sólidos acumulados nos rios e represas durante as operações aquáticas na área operacional da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental.

Os policiais além do trabalho de fiscalização ambiental cotidiano, nestes dias da operação, vão recolher lixo localizado nas águas fiscalizadas, principalmente material sólido reciclável, que mesmo inserido em água demora vários anos para se decompor, e alem disto representa risco a saúde e vida dos habitantes, animais e plantas da região.

policia2O trabalho visa recolher estas impurezas e demonstrar para a sociedade a necessidade imediata de mudança de comportamento, visando à educação ambiental das pessoas que dependem dos rios e represas para sua sobrevivência direta em atividades como extração de alimentos, atividades de lazer e cultura e obtenção de água potável.

Durante o patrulhamento os policiais têm recolhido amostras de lixo que até o presente momento já somaram mais de 400kg de lixo doméstico recolhido nos últimos dois dias, neste material esta contido principalmente garrafas plásticas e embalagens diversas, além de diversos produtos industrializados de decomposição demorada tanto na água quanto nos terrenos quando abandonados.

Alem do recolhimento, durante as abordagens, os policiais farão à orientação de pescadores, ribeirinhos e outras pessoas para a importância da conservação da água e temas de proteção ambiental.

É bom lembrar que o recolhimento do lixo nas águas não é a obrigação legal ou principal da policia ambiental, mas na nossa atividade de fiscalização queremos sensibilizar as pessoas da necessidade de conservação da água, buscando a mudança de comportamento delas com o bom exemplo aplicado pelos policiais trabalhando na conservação, incentivando e orientando as pessoas a proteger, limpar e cuidar das áreas de águas publica.

A colaboração da população é imprescindível para a preservação da biodiversidade aquática dos rios da nossa região, tanto no respeito às leis quanto na realização de denúncias.

Agradecemos as diversas denúncias recebidas e solicitamos que a comunidade continue denunciando os crimes para que a Polícia Militar Ambiental possa cumprir melhor seu papel de proteção ao meio ambiente.

Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta