Encontro dos gestores públicos do esporte do Paraná

imagemMauro Cachel, coordenador de gestão socioesportiva, falou sobre as ações das chamadas subáreas da SEES. Nas esportivas estão o Festival da Reforma Agrária e os Jogos dos Povos Indígenas. No apoio as competições regionais a Secretaria incorporou oficialmente ao seu calendário oficial a partir deste ano, a pedido do Governador Beto Richa, os Jogos do Vale do Ivaí (JAVIS); Jogos da Primavera, em Ponta Grossa; Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcans) e os Jogos Abertos do Norte do Paraná.

Para encerrar as apresentações das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Estadual do Esporte o gestor de esporte, José Alberto de Campos ‘Betão’, apresentou alguns números e falou sobre o fortalecimento dos grandes projetos do calendário oficial esportivo do Paraná. Entre eles, Jogos Escolares do Paraná (JEPs); Jogos Escolares Bom de Bola; Jogos Escolares Paradesportivos do Paraná; Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs); Jogos Abertos do Paraná (JAPs); Jogos Universitários do Paraná; Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs). Os eventos esportivos de nível nacional também fazem parte do calendário e ações da SEES, entre eles, as Olimpíadas e Paralimpíadas Escolares, assim como os Jogos Abertos e Jogos Universitários Brasileiros.

Programação do encontro dos gestores públicos do esporte do Paraná

congresso 049Na abertura do evento no dia 21 com a presença do governador Beto Richa e do secretário Evandro Rogério Roman, o palestrante da noite será o apresentador esportivo e um dos ícones do marketing esportivo, Milton Neves, que vai apresentar uma perspectiva do cenário esportivo brasileiro.

No segundo dia, o secretário Evandro Rogério Roman vai comandar uma discussão com os gestores esportivos municipais, antecedendo a palestra com o secretário nacional de esporte de alto rendimento, Ricardo Leyser. No período da tarde, o subchefe da Casa Civil, Guto Silva antecede o advogado especialista em direito esportivo, Heraldo Palhoça. O secretário do desenvolvimento urbano, Ratinho Júnior também terá tempo na tarde de sexta-feira para falar dos programas e projetos para obras no ramo esportivo. O secretário especial para assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha fala das possibilidades que a competição oferece aos municípios paranaenses. No último painel do dia, Marcelo Dória, presidente do X-Game Brasil fala sobre a edição brasileira que acontece no mês de abril em Foz do Iguaçu.

No sábado, haverá uma reunião dos municípios com seus escritórios regionais para planejar as competições deste ano promovidas pela Secretaria do Esporte e da Educação. No encerramento do evento, o comentarista esportivo e ex-jogador Neto vai premiar os participantes com seus assuntos polêmicos e a história de um vencedor no esporte. Planejado para integrar os administradores esportivos do Paraná, o encontro foi avaliado pelo secretário Evandro Rogério Roman como um marco esportivo: “O Estado pela primeira vez promove um encontro que visa discutir o esporte, suas ferramentas de desenvolvimento, experiências que deram certo e o planejamento que cada município tem que fazer para alcançar uma pequena melhoria. É o esporte sendo tratado com o reconhecimento que merece.”

Minha opinião sobre o encontro:

Esse encontro no meu parecer foi de grande valia, pois foram abordadas situações que sempre causaram duvidas sobre o elo dos municípios com a secretaria de esporte.

O governo Beto Richa se demonstrou um amante nato do esporte, a prova disso foi à escolha de seu secretario, Evandro Rogério Roman, que é arbitro FIFA, e tem um respeito muito grande com o esporte.

Durante o encontro foram esclarecidas muitas duvidas sobre a aquisição de materiais e o apoio da secretaria para os municípios sobre a implantação de projetos esportivos para serem aplicados para sua comunidade. Foram passadas para os gestores esportivo de cada municipio, orientações que se souberem aproveitar, trará inovações e progresso para todos os amantes do esporte.

Quero como gestor esportivo de nosso municipio, buscar através da secretaria do esporte, parcerias para realização de muitos projetos e aquisição de matérias para nossas quadras tanto da sede como as dos nossos distritos.

Quero deixar aqui também o agradecimento ao Secretario de Esportes do Paraná, por já ter atendido meu pedido de material esportivo, pois no dia de ontem, 27 de março de 2013, chegaram para a secretaria de Esporte Municipal os seguintes materiais:

20 bolas de Futsal

20 bolas de Voleibol

20 bolas de Handebol

30 coletes para treinamento

150 medalhas.

E na segunda feira estarei encaminhando para a secretaria regional de Esportes do Paraná, situado na cidade de Ivaiporã, alguns projetos para o desenvolvimento de outras modalidades esportivo para nosso municipio, quero montar projetos para atender o futebol de campo, a bocha, a malha e entre outros esportes existentes. Alessandro silva jubanski

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta