Reajuste do piso regional do Paraná deve ser acima de 10%

Gazeta do Povo

O piso regional do Paraná deve ter um reajuste acima de 10% em 2013. Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, essa estimativa é baseada no crescimento do PIB dos últimos anos e nas variações da inflação. Porém, ele diz que os valores exatos serão determinados em meados de abril, e o aumento será formalizado no dia 1º de maio, durante a comemoração do Dia Mundial do Trabalho.

A equação do reajuste já tem 5,1% de ganho real. A este valor, será somado o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que deve levar ao total acima de 10%.

Atualmente, o piso regional é dividido em quatro faixas, onde os salários variam entre R$ 783,20 e R$ 904,20, dependendo da atividade profissional exercida.

“Nós estamos esperando apenas a divulgação de uma nota técnica do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para podermos definir o índice correto de reajuste e, por consequência, os valores exatos para as quatros faixas. Feito isso, mandamos uma proposta ao governador Beto Richa e aguardamos a sanção dele”, diz Romanelli.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta