Denúncia anônima leva à apreensão de 26 pássaros silvestres em Apucarana

O Diário

g_10-05-2013-apreensao-26-passaros-em-apucarana-3Uma denúncia anônima levou uma equipe da Polícia Militar (PM) Ambiental do pelotão de Londrina (a 100 km de Maringá) a apreender 26 pássaros em situação irregular em Apucarana.

Segundo a PM, na quinta-feira (9), por voltadas 15h, houve a informação de que também acontecia a captura e venda ilegal de aves na Rua Capanema, na Vila Regina. Ao todo, foram encontrados seis sabiás, dois trincas-ferro, três azulões, três pintassilgos, três canários terra, três coleirinhas,um sangrinho, quatro chupim e um sanhaço, todas as aves em situação irregular, em cativeiro sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama) e alguns com sinais de captura recente.

A PM não confirmou a denúncia de venda e captura das aves, pois, no momento da abordagem, nenhuma pessoa comercializava ou apreendia animais. No entanto, foi encontrado e apreendido um alçapão destinado a captura criminosa de pássaros.

Todas as aves possuem sinais de domesticação e serão encaminhadas para receberem cuidados veterinários ou de biólogo. as que apresentarem condições de soltura, imediatamente receberão a liberdade e as outras serão encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou outro local compatível para receberem os cuidados necessários e depois serem readaptadas para a vida silvestre.

De acordo com o capitão PM Ricardo Fardim Eguedis, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Ambiental, em 2013, foram apreendidas 848 aves na região de Londrina, contra 1.404 em todo o ano de 2012. “A expectativa é que possam ter mais apreensões neste ano com as denúncias feitas pela população”, afirma.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta