Blog da Joice
A partir de junho, os veículos emplacados no Paraná devem receber um lacre com número de segurança e QR Code, que é um código que pode ser lido por câmeras de celular. Os dados vão servir para dificultar clonagens e fraudes em carros roubados.
A medida, inédita no Brasil, é uma iniciativa da Associação dos Fabricantes de Placas do Paraná, a Afaplacas, em parceria com o Detran do estado. Os dispositivos vão indicar o local de fabricação, dados de distribuição e lacração final, realizada somente depois de uma vistoria do veículo.
O sistema desenvolvido monitora também os decalques e etiquetas usados no emplacamento e o uso do QR Code evita erros de digitação durante o preenchimento do cadastro no veículo no sistema do Detran.
O prazo para o início do uso desses dispositivos é dia primeiro de junho. Para atualizar e padronizar os novos procedimentos necessários para a vistoria de instalação do lacre de veículos, feita nas fábricas de placas, o Detran e a Afaplacas organizaram um calendário de cursos regionais. Serão 32 turmas atendidas até dezembro.