Policia Militar Ambiental resgata filhote de onça em Roncador

Na quarta-feira, (15), policiais militares da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental pertencente à cidade de Campo Mourão, foram comunicados de que um filhote de cerca de três meses de idade de onça parda, também conhecida por suçuarana ou Puma foi encontrado ferido depois de ter sido atropelado em uma estrada rural do município de Roncador.

O filhote de onça parda foi encontrado em estado de saúde grave com fratura na perna traseira direita e forte traumatismo craniano, e segundo o diagnostico de dois médicos veterinários que a atenderam corre risco de morte e seqüelas em caso de sobrevivência.

Ele foi atendido por profissional voluntario em consultório medico veterinário na cidade de Mamborê e depois foi transferido para a cidade de Londrina, também por medico voluntario na busca por diagnostico preciso e tratamento para sua recuperação, e depois provavelmente será encaminhado para o CETAS de Mauá da Serra.

Embora jovem, a perspectiva é de que o animal tenha um tratamento que pode levar até dois anos e ainda não se sabe se terá condições de soltura após sua recuperação.

O ICMBIO tem realizado estudos abordando o fator de que a malha viária publica oferece risco a vida destes animais, e ainda influenciam na sua reprodução e cria dos filhotes que dependem das mães para apreenderem os hábitos de caça e vida social destes felinos.

A polícia Militar Ambiental de Campo Mourão recebe com freqüência ligações de pessoas relatando que avistaram animais dessa espécie em toda a região e pedimos para os motoristas que trafegam pelas estradas rurais de nossa região que procurem redobrar a atenção sempre ao anoitecer, quando esses animais circulam em busca de caça e alimentação.

Agradecemos o apoio voluntário da população, dos médicos veterinários e biólogos e dos profissionais de diversos setores pelo apoio em nossa missão e solicitamos que a comunidade continue denunciando os crimes para que a Polícia Militar Ambiental possa cumprir melhor seu papel de proteção ao meio ambiente.

É ordem direta do nosso Comandante do Batalhão de Policia Militar Ambiental, Senhor Tenente Coronel Chehade Elias Geha, para que as ações de proteção ambiental e segurança rural sejam intensificadas para que o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.

Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta