Policia Ambiental resgata cachorro do mato em Londrina

Nesta quarta-feira, dia 22 de maio de 2013, integrantes da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de Londrina forma acionados ate a cidade de Rolândia, e lá realizaram o resgate de um Cachorro do Mato, com nome cientifico Cerdocyon thous.

Os policiais foram acionados primeiramente com informação de ser um lobo, mas chegando ao local uma residência localizada na Avenida Castro Alves, na região central de Rolândia, os Policiais Militares Ambientais, constataram que o animal que estava no quintal da residência era um Cachorro do Mato e que o animal estava muito agitado e sua permanência no local trazia riscos a sua integridade física e de pessoas, pois devido a agitação o animal.

Assim os Policiais Militares Ambientais acabaram optando pela captura do animal e sua reinserção em um local mais adequado. 

O cachorro do mato não é animal agressivo, ele habita as áreas de cerrado dos estados da região Centro-Oeste, como também áreas de mata atlântica do Sul e Sudeste brasileiro, também é encontrado em áreas da Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, geralmente foge da presença de seres humanos e outros animais, seu risco é de acidentes com pessoas, animais domésticos e objetos, por se sentir acuado e ameaçado existindo ainda o risco de ferimentos do próprio animal por ser muito arisco, fato que gera riscos e problemas no ambiente urbano. O cachorro do mato, ou raposa do mato em nossa cultura é muito pouco conhecido e aproveitado no imaginário coletivo. Contudo ele é um equivalente brasileiro à raposa, que é um símbolo único de oportunismo, inteligência, astúcia e fertilidades sendo esse animal  imortalizado nas fábulas de La Fountaine e Êsopo.

O proprietário da residência ao avistar o animal em seu quintal teve bom senso e acionou nosso serviço que resgatou o animal, logo após o resgate nossa equipe encaminhou o animal para um veterinário para ser avaliado e na sequência o animal será reinserido na natureza.

Estas ações de proteção ambiental continuarão em toda a região operacional da Segunda Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), conforme ordem direta do Governador Beto Richa e de nosso comandante o Tenente Coronel Chehade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta