Paraná confirma mais duas mortes por gripe, diz Secretaria da Saúde

Do G1

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) confirmou duas novas mortes por gripe no Paraná, em boletim quinzenal divulgado nesta sexta-feira (7). Uma delas é de uma criança de seis meses, vítima do vírus Influenza H1N1, conhecido como gripe A, em Curitiba. O outro caso é de um homem de 63 anos, em São Pedro do Paraná, no noroeste do estado. Ao todo, são quatro casos de mortes pela doença.

Conforme boletim, em 2013, foram confirmados 162 casos, sendo 60 de Influenza A (H1N1), 53 de Influenza A (H3N2) e 47 de Influenza B. Outros dois casos de Influenza A sem especificação do subtipo viral também foram confirmados.

A orientação do SESA é que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram procurem o posto de saúde. Os pais que têm filhos menores de cinco anos também devem levá-los até um posto de vacinação. Mais de 2 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários foram vacinados até agora, sendo 94% do previsto.

Outra estratégia no combate a gripe é a prescrição do medicamento antiviral (Tamiflu) nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Os profissionais de saúde do Paraná estão orientados a prescrever o medicamento para todos os casos de gripe”, explica o superintendente e Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O remédio é distribuído gratuitamente na rede estadual de saúde.

O superintendente também lembra que é preciso manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos constantemente, manter os ambientes bem arejados e com as superfícies sempre limpas para ajudar a evitar a transmissão da doença.

Segundo a SESA, os principais sintomas da gripe são: febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta