Exposição do Café atrai grande público em São Pedro do Ivaí, o evento foi considerado um dos maiores já realizados no município

caféNos dias 28 e 29 de junho de 2013, aconteceu no Salão Paroquial de São Pedro do Ivaí a “Exposição do Café”, marcando o encerramento do projeto. O Café faz Parte da Nossa História”.  O projeto  foi desenvolvido pelos alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais, sob a orientação e supervisão de seus professores.

O grande diferencial deste Projeto foi o envolvimento da comunidade agrícola que receberam de braços abertos todos os alunos e professores contando a eles, com riqueza de detalhes e muita emoção a história do café em nosso município desde o preparo da terra, o plantio, os cuidados, a florada perfumada dos cafezais, o nascimento dos grãos de café, a colheita, a secagem, o armazenamento em sacas , à venda da colheita …

café2Contaram também de suas alegrias com a colheita farta e o choro de famílias inteiras pela perda de todo seu trabalho com a chegada das geadas.

Este trabalho, com certeza, ficará guardado na memória de todos os que se envolveram neste maravilhoso projeto e daqueles que puderam relembrar a sua história.

Um dos fatos que mais chamou a atenção na exposição foi à presença de mesmas pessoas várias vezes ao dia. Essas pessoas diziam-se “encantadas com tudo o que viam e que não tinham vontade de sair dali.”

Diante de tudo isso parabenizamos a todos pelo belíssimo trabalho.

Agradecimentos especiais à Administração Municipal pelo apoio e incentivo cada vez maiores aos projetos educacionais e culturais de nosso município; aos alunos, professores e equipes pedagógicas das escolas municipais, à Secretaria de Educação e a Divisão Municipal de Cultura; ao senhor Ciro Ohara, supervisor geral da Cooperativa Integrada de Londrina e à artística plástica Flora Cavalcanti; a Srª Márcia Alviano Caetano, gerente da COCARI em nosso município; às pessoas que cederam objetos para a exposição; aos pioneiros pelos depoimentos emocionantes e aos nossos talentos musicais que abrilhantaram o evento. E um agradecimento mais que especial ao povo sãopedrense que souberam com fé, trabalho e esperança, reerguerem-se diante das dificuldades e fazerem de nossa cidade um lugar cada dia melhor para se viver ! Realmente uma “CIDADE ACOLHEDORA…”

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta