CRAS de São João do Ivaí realiza reunião no Jardim Santa Terezinha

Na data de 12 de agosto de 2013 a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  realizou reunião descentralizada no Bairro Jardim Santa Terezinha no local da Quadra de Esportes da Escola Municipal Santa Terezinha.

Os objetivos foram de garantir os direitos socioassistenciais dos usuários da política de assistência social, atualização cadastral do Cadastro Único, informações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e demais serviços, programas e projetos do CRAS.

Os Técnicos Silvana Conceição Magalhães, Coordenadora do CRAS e Eduardo Augusto Farias, Assistente Social do CRAS explicaram a ausência da Secretária de Ação Social Fabiana Suemi Miura explicando que a mesma estava correndo atrás de melhorias na infraestrutura na área de assistência social, trabalhando na estruturação do Sistema Único de Assistência Social e se colocaram a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Dando prosseguimento a Coordenadora do CRAS Silvana Conceição Magalhães colocou o que é o CRAS e as atribuições do equipamento. Bruna operadora do Cadastro Único, explicou o que é o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, assim como suas condicionalidades, colocou ainda que em caso de informação incorreta o usuário estará sujeito a penalização. A importância da atualização do cadastro para que não ocorra o cancelamento e/õu suspenção do benefício. Passou ainda informações importantes para as mães com os nascidos a partir de 01/01/2010 que  tods terão que atualizar o cadastro no CRAS e a importância da regularização do nome correto nos documentos para poder ter acesso aos programas do governo.

O assistente social do CRAS Eduardo passou informações sobre as atividades desenvolvidas por ele junto a psicóloga o atendimento psicossocial. Destacou os cursos que serão oferecidos pelo equipamento em parceria com o PRONATEC. E os projetos do CRAS, Baile da Melhor Idade quinzenalmente, Dança para Idosos semanalmente, Projeto Estatuto do Idoso: Conhecer para garantir direitos mensalmente, Projeto Cegonha quinzenalmente e que para as crianças e adolescentes do PETI haverá o Ações Educativas em Sexualidade e que a equipe está trabalhando em mais projetos futuros,  colocou que o objetivo dessas atividades é propiciar a convivência familiar e comunitária.

Explicou os critérios para ser inserido PETI e as atribuições do profissional Assistente Social no equipamento de proteção social básica CRAS.

Eduardo e Silvana colocaram que estão abertas as inscrições para os cursos do PRONATES (programa do governo federal que basta ter o ensino fundamental incompleto para ser inserido nos

cursos). Eduardo e Silvana explicaram que os cursos serão realizados pelo SENAC com emissão de certificado podendo ser com duração de três meses a um ano.

Estão abertas as inscrições para os cursos de PINTOR DE IMÓVEIS, AUXILIAR DE CONTABILIDADE (PRONATEC) e COSTURA, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE COMPUTADOR E MANICURE QUE SERÁ OFERECIDO NA LOCALIDADE DOS DISTRITOS E CRAS.

Os mesmos solicitaram para os usuários da política de assistência social levarem os documentos CPF, IDENTIDADE E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA para garantir suas vagas nos cursos de qualificação profissional, ressaltando que é uma oportunidade de poder se inserir no mercado de trabalho.

Após o pronunciamento foi serviço um delicioso lanche. A reunião teve a participação de 20 pessoas e os técnicos avaliaram como positiva a proposta de levar as reuniões aos bairros, pois essas pessoas que foram as reuniões se tornaram multiplicadoras passando as informações recebidas para seus conhecidos, e sobretudo o CRAS agradece imensamente a participação ativa das pessoas que foram a reunião, pois indagaram, refletiram e tiraram suas dúvidas sobre os serviços, programas e projetos do CRAS de São João do Ivaí.

São João do Ivaí, 14 de setembro de 2013.

Eduardo Augusto Farias

ASSISTENTE SOCIAL

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta