Policia Militar Ambiental resgata cachorro do mato em Londrina

27 09 2013 nota resgate cachorro mato feira Londrina (1)Nesta sexta feira dia 27 de Setembro de 2013 , por volta das 09hs30min, integrantes da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de Londrina realizaram a captura e resgate de um Cachorro do Mato, adulta, fêmea de cerca de 12 quilogramas, animal selvagem nativo, com aproximadamente três anos de idade, que estava perambulando por uma feira livre no centro da cidade de Londrina.

O animal silvestre foi avistado por vendedores e clientes da feira livre que funciona durante a interrupção do fluxo de carros na via, varias pessoas telefonaram na sede da companhia relatando que estavam avistando uma raposa andando na rua.

Os policiais militares ambientais chegaram rapidamente ao local e avistaram o animal silvestre andando entre as pessoas na esquina das rua Santos esquina com rua Tupi, em uma das regiões com maior quantidade de habitantes por metro quadrado de Londrina.

As pessoas relataram grande surpresa e susto com o cachorro do mato, e apesar disto sua busca e captura não causou maiores problemas com as centenas de pessoas que estavam nas imediações, apesar da situação ter chamado a atenção das pessoas que pararam para fotografar o cachorro durante a operação de captura.

O cachorro entrou no estacionamento de um edifício residencial na rua Santos, sendo cercado e capturado na garagem, entre os carros dos moradores, sem nenhum ferimento ou acidentes com moradores, policiais ou população nas imediações, obrigando os policiais a transitarem com a viatura policial no interior da feira para terminar o transporte e atendimento.

O que chama a atenção da equipe é o local extremamente urbanizado com centenas de pessoas na rua e com distancia mínima de três mil metros de qualquer tipo de fundo de vale ou área de preservação.

Os policiais conseguiram de forma segura resgatar o animal que está em excelente estado de saúde, sem sinais de domesticação ou ferimentos e após passar por consulta de médico veterinário será reinserido na natureza, em área com povoamento de animais da mesma espécie.

O Cachorro do Mato não é animal agressivo, que coloca a vida de pessoas em risco, e por estar dentro da cadeia alimentar como animal carnívoro que caça pequenos animais,  geralmente foge da presença de seres humanos e outros animais maiores, existe sim o  risco de acidentes com pessoas, animais domésticos e objetos, existindo ainda o risco de ferimentos do próprio animal por ser muito arisco, fator que gera riscos e problemas no ambiente urbano.

O animal é típico da região e prefere áreas de florestas e bosques e esta presente em toda a bacia hidrografia do estado do Paraná é também encontrado em todas as regiões.

Felizmente neste caso as pessoas tiveram bom senso e acionaram nosso serviço que resgatou o animal com vida, para que possa continuar sua responsabilidade dentro do sistema ecológico e equilíbrio ambiental.

Estas ações de proteção ambiental continuarão em toda a região operacional da Segunda Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), conforme ordem direta do Governador Beto Richa e de nosso comandante o Tenente Coronel Chehade Elias Geha.

Todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta