Sanepar alerta para golpe com filtros de água

Da Gazeta do Povo

Esta semana, a Sanepar lançou um alerta de que alguns vendedores de filtros e purificadores de água aplicam um golpe em seus clientes. Eles fingem fazer um teste que comprovaria a má qualidade da água da torneira, colocando uma substância que deixa a água amarelada. Segundo a Sanepar, os golpistas alegam que a mudança de cor indicaria problemas na pureza da água. Porém, técnicos da empresa alegam que a reação química demonstra justamente o contrário: o reagente (chamado ortotolidina) apenas comprovaria que há cloro na água – cuja adição é obrigatória por lei durante o processo de tratamento.

A experiência só poderia ser um golpe publicitário, na opinião do doutor em química ambiental e professor da UFPR Marco Tadeu Grassi, já que, segundo ele, não é possível fazer testes caseiros para comprovar a qualidade da água. “Qualquer procedimento doméstico é perigoso, porque é preciso seguir regras, ter acompanhamento. Senão você pode ter um falso positivo, por exemplo”, cita. Leia Mais

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Esses vendedores devem ter passado por São João do Ivaí e fizeram o tal teste com a própria SANEPAR, pois hoje e outros dias sai das torneiras (direto da rua) uma água com cor alaranjada, deve ser a tal reação ao clóro. kkkkkkk, tenho que rir, né. Fazer o que? o amarelo é de água suja mesmo.

Deixe uma resposta