Grupo realiza soltura de 20 mil alevinos no Rio Ivaí

Um grupo de amigos de São João do Ivaí realizou nesta segunda-feira (04) a soltura de 20 mil alevinos da espécie Corimba, no Rio Ivaí. A iniciativa foi liderada pelo empresário Ricardo de Melo, o Chaveiro, que tem propriedade próxima do rio, e é amante da pesca esportiva. “Nós gostamos de pescar e passar momentos com a família e amigos próximo do rio, então decidimos retribuir tudo que ele nos dá de bom. A ideia é preservar, então todos que gostam de pesca pensam da mesma forma, a de devolver vida ao rio”, destacou.

Os alevinos foram comprados de uma empresa da região. “Cada amigo comprou um pouco e no final fizemos uma expressiva soltura”, disse o empresário Roberto Moretti, o Zito, que é pescador profissional. O prefeito Fábio Hidek também se mostrou amigo do rio e comprou uma quantidade de peixes. A soltura, segundo Ricardo, deve acontecer todos os anos. “Eu comecei essa ação sozinho. Ano passado soltei 5 mil alevinos no rio e esse ano triplicamos a quantidade. Com mais apoios, pretendemos aumentar a quantidade nos próximos anos”.

A secretária de Meio Ambiente, Priscila Emerenciano acompanhou a ação que se concentrou em duas regiões: na Prainha e no Porto Luar. A aquisição dos alevinos ainda contou com a colaboração financeira de Willian Yagui, Ivens Simão, Paulo Miura, Sirineu Biazin, Bueno (Sicoob) Cláudio (Gordo do Porto), Antônio Furukawa e Waldemir Fantucci (Wal). “Estamos na Piracema e nosso ato foi uma demonstração de respeito com o rio, ajudando a repovoá-lo”, avaliou Hidek.  Informações Herithon Paulista “FOLHA DO IVAÍ”.

Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Caro amigo Ricardo,
    Agradeço o convite e com certeza estarei participando com vocês na próxima oportunidade. Alias, hoje adquiri uma propriedade lindeira ao Rio Ivai juntamente com alguns amigos, afinal adoro nosso rio. Quanto ao comentário anônimo relacionado ao meu nome, por ser anônimo, certamente de algum mau caráter que pretende somente polemizar, nao me manifestarei.

  2. Boa ideia poderia soltar também sucuri jacaré crocodilo

  3. Esse Alikan, nesse caso específico, de boca fechada seria perfeito. Como gosta de insinuar e fazer “futrica”.

  4. Meus parabéns, Ricardo, pela iniciativa nobre, ambiental e social e aos amigos que ajudaram financeiramente. Como dizia um saudoso Professor e um grande amante da pesca, “é de grão em grão que a galinha enche o papo”, que nesse caso cai bem, “de mil em mil, encheremos esse Rio”. São com pequenas atitudes assim, que se fazem grandes feitos. Começa com um pequeno grupo de amigos, depois vira uma associação, contagia toda uma comunidade até virar uma ação municipal e, por que não, uma operação intermunicipal. Político ou não, não importa. O que importa é fazer algo em prol da sociedade como um todo. Afinal politica serve para isso também.
    Obs.: Só uma dica, da próxima, convide mais pessoas, você se surpreenderá com a quantidade de pessoas que gostariam de ajudar.

  5. valdineia castelari

    Parabéns por essa iniciativa a natureza agradece..

  6. OBRIGADO DR ALIKAN ZANOTTI PELOS PARABENS,MAS QUERO TE DIZER QUE AÇOES COMO A QUE FIZ NÃO TEM NENHUM CUNHO POLITICO POIS FORAM 10 PESSOAS QUE AJUDARAM NA COMPRA COM O MESMO VALOR SE TEM ALGUN POLITICO FOI MERAMENTE POR ACASO ASSIM COMO TAMBEM POR ACASO TEM ADVOGADO,MEDICO, AGRICULTOR, PESCADOR E OUTROS QUE NAO SAO FORMADOS EM NADA ASSIM COMO EU, FICA AQUI DR MEU CONVITE PARA O PROXIMO ANO COLABORAR COM NOSSA SOUTURA DE ALEVINO POIS QUANTO MAIS MELHOR E A COLABORAÇAO E DE CORAÇAO NADA MAIS QUE ISSO .

  7. Parabens ao Ricardo “chaveiro” pela iniciativa. Contudo nunca ouvi nada a respeito desta iniciativa convocando a população e da forma que a matéria esta colocada a impressão que se da eh que o ato eh mais político do que ambiental.

Deixe uma resposta