Livro abordará 70 anos da história de Apucarana

Livro 70 Anos“Apucarana 70 anos – Olhares no passado e visão para o futuro” é o nome do livro que vai ser lançado no segundo semestre de 2014, mas que começa a ser produzido neste mês por uma equipe que reúne profissionais de diferentes segmentos das áreas de pesquisa e comunicação. A primeira reunião do grupo aconteceu nesta semana. “O projeto é de um Livro Arte, que poderá ser utilizado como portfólio de apresentação de Apucarana para gestores públicos e privados, destacando aspectos gerais sobre a origem e a história do município, bem como a infraestrutura já existente e o seu potencial de crescimento”, afirma o gestor cultural Rogério Carnasciali, que vai coordenar os trabalhos.

Segundo ele, a tiragem inicial do livro, que deverá ter cerca de 200 páginas, em capa dura e papel couche, será de dois mil exemplares. “O conteúdo reunirá informações e fotografias sobre as sete décadas de cultura, colonização e desenvolvimento do município, ao mesmo tempo destacando as oportunidades e possibilidades atuais e futuras de cada um dos setores citados no livro”, acrescenta Carnasciali. O texto será apresentado também em inglês.

O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), já tem o patrocínio do Grupo Kowalski e do Grupo Sacchelli. “Estamos mantendo contato com outras empresas e devemos fechar ainda neste ano as demais cotas. Pela lei, podem patrocinar com até 4% sobre o Imposto de Renda a pagar as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, e pessoas físicas que declaram pelo Modelo Completo, com 6% do Imposto de Renda a pagar”, frisa Carnasciali. O projeto também tem apoio do prefeito Beto Preto e do vice, Júnior da Femac, além do apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA).

Além de Carnasciali, a equipe que vai atuar nos trabalhos é formada pelo jornalista e escritor Francisco Soares Dias Sobrinho, pelas jornalistas Maristela Zanchim e Mônica Patrícia Costa, com pesquisas e entrevistas, pelo jornalista Vanderlei de Souza, com pesquisas, entrevistas e assessoria de imprensa do projeto, pelo advogado e fotógrafo Irmo Vidor, que também atuará como curador de fotografia, pelo design Rodolpho Valério, responsável pelo projeto gráfico, por Dilson Muniz Pontes, pesquisa e digitalização, e pela pesquisadora Cristina Vermelho. O apoio administrativo será de Juarez Vermelho. Durante a reunião, o grupo conheceu o roteiro inicial do livro. Um novo encontro acontecerá nos próximos dias para a conclusão do roteiro, a distribuição das pautas e o início do trabalho de campo.

 

 

Outras informações:

 

– Rogério Carnasciali

E-mail: [email protected]

Telefone: (43) 9908 6707

 

– Vanderlei de Souza

E-mail: [email protected]

Telefone: (43) 9975 2714

– E-mail do projeto:

[email protected]

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta