Rolândia prepara 3º. Festival de Música

osuelJá estão em andamento os preparativos para o 3º. Festival de Música de Rolândia, evento que será realizado nos dias 20, 21, 22, 25 e 26 deste mês. O Festival terá concertos didáticos, que serão realizados no Centro Cultural Nanuk, além de apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), na Igreja Matriz de Rolândia. Todas com acesso gratuito ao público.

Orquestra viola caipiraNeste ano, o 3º. Festival de Música de Rolândia tem como tema “Educação pela Música”. A direção do festival firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação e os concertos didáticos deverão receber um público de dois mil alunos da rede municipal de ensino e cerca 200 professores. “No seu terceiro ano consecutivo, o Festival de Música de Rolândia se consolida como um festival de música instrumental e erudita voltado para a comunidade e contribuindo de forma direta com a educação musical nas escolas do ensino fundamental”, destaca Rogério Carnasciali, produtor executivo. Durante cinco dias serão realizadas nove apresentações para um público estimado de 4 mil pessoas. Carnasciali conta que em 2009 o mesmo festival foi oferecido ao prefeito e gestores da Cultura de Apucarana, mas não houve interesse e o evento foi levado para Rolândia.

A apresentação da OSUEL vai ser um dos pontos mais concorridos do Festival. Primeira orquestra sinfônica do Paraná, ela foi criada em 14 de março de 1984. É formada por músicos profissionais. Assim como em outros festivais, em Rolândia também a OSUEL, paralelamente ao concerto de gala, apresentará concertos didáticos, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de jovens estudantes a partir do conhecimento dos diversos instrumentos musicais e do papel de cada um no conjunto orquestral.

Também deve ser bastante concorrida a apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingo Sávio. Fundada em maio de 2010, é composta por 50 integrantes que têm em comum o amor à viola e à cultura caipira. Já os amantes do violino vão ter uma grande oportunidade de interagir com Roney Marczak. Londrinense nascido em 1972, ele teve aulas com alguns dos maiores expoentes deste instrumento, como Paulo Bosísio, Monika Urbaniak e Igor Ozim. Também frequentou master classes com Max Rostal, Henrik Szering e Paul Badura Skoda, entre outros.

Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal, o evento tem o patrocínio da Copel, do Governo do Estado, da Viapar e Supermercados Locatelli e apoio da Prefeitura e Secretarias de Cultura e Educação de Rolândia.

 

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 3º. FESTIVAL DE MÚSICA DE ROLÂNDIA

 

 

DIA 20, no Centro Cultural Nanuk, com início às 15 horas, concerto didático com instrumentos de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL)

DIA 21, no Centro Cultural Nanuk, concerto didático com instrumentos de sopro e percussão da OSUEL. Primeira apresentação às 13h30; segunda apresentação às 15h30

DIA 22, às 14 horas, no Centro Cultural Nanuk, palestra com o maestro Ricardo Prado, com o tema “Educação pela Música”

DIA 22, às 20 horas, na Igreja Matriz de Rolândia, apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL)

DIA 25, no Centro Cultural Nanuk, concerto didático com o violinista Roney Marcsak. Primeira apresentação às 13h30. Segunda apresentação às 15h30

DIA 26, no Centro Cultural Nanuk, concerto didático com a Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio. Primeira apresentação às 13h30. Segunda apresentação às 15h30.

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta