Mariceli Bernini: Melatonina

Mariceli BerniniA melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada no cérebro.  Sua principal função é a regulação do sono.

Quando anoitece, em resposta ao escuro da noite, nosso organismo começa a produzir a melatonina, causando o sono e regulando seus níveis. Interessante que este hormônio só é fabricado na ausência da luz, por isso é importante que sempre durmamos no escuro.

Algumas pessoas têm o hábito de manter o computador e a TV no quarto onde dormem, ou mesmo conservar um abajour acesso para dormirem, ou até mesmo uma luz acesa fora do quarto, mantendo a porta do mesmo aberta. A longo prazo, a luz produzida pelas lâmpadas ou aparelhos ligados alteram a produção de melatonima, pois ela só é fabricada em níveis normais no escuro, o que acarreta insônia, ou seja, uma noite mal dormida.

É provável que todos nós saibamos as conseqüências de uma noite mal dormida: cansaço, irritação, lentidão de raciocínio, mau-humor, dor de cabeça, alterações no comportamento sexual e outras alterações no metabolismo. Por exemplo, os diabéticos podem ter taxas glicêmicas aumentadas se não dormirem bem. Além destes exemplos, com o tempo, noites mal dormidas podem ser a causa de muitas doenças, entre elas, as psicológicas.

Portanto, fique atento à quantidade de luz presente no local onde você dorme.

É importante dizer que a melatonina materna ajuda no controle do ciclo do sono do bebê. Pesquisas feitas mostraram que os bebês apresentavam sincronia com a mãe. Como a melatonina está presente no leite materno e sua concentração é maior à noite, os bebês dormem mais com o leite oferecido a noite. Vale lembrar também que o quarto do bebê não deve ter abajures ou outros aparelhos luminosos ligados enquanto ele dorme.

Mariceli Bernini é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e possui Consultório de Psicologia em São João do Ivaí.

 

 

 

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta