O Ministério Público da Comarca de Ivaiporã (Região Norte do Estado) realizou, ao longo deste mês, três operações da “Lei Seca” na região. O saldo foi de seis pessoas presas por dirigir sob o efeito de álcool, seis veículos apreendidos e mais de 300 abordagens.
As operações foram realizadas nos dias 18, 20 e 21 de fevereiro, após reunião do Conselho de Segurança (Conseg) local, que definiu o combate à embriaguez no volante como prioridade. De acordo com o promotor de Justiça Renato dos Santos Sant´Anna, a Promotoria constatou que esse tipo de infração ocorre com frequência no município. Por isso, foram desenvolvidas ações de conscientização da população, incluindo panfletagem e orientação aos motoristas. “O objetivo do MP estar presente nesse tipo de ação é assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos, explicando seus direitos e deveres”, destacou. O promotor de Justiça comenta ainda que “quem geralmente pratica violência domestica está sob o efeito do álcool, e a operação da Lei Seca também inibe a prática desses fatos puníveis correlatos à violência de gênero”.
O promotor de Justiça explica que, além ser detido e de ter o carro aprendido, o motorista embriagado ainda pode arcar com multa de R$ 1.915,40, pois o valor, antes de R$ 957,70, foi corrigido. Outras ações semelhantes devem ser desenvolvidas em breve na comarca, especialmente no feriado de Carnaval.