Apagão em Sta. Helena provoca morte de sete mil frangos

Do G1

(Foto: Rafael Rosa/Correio do Lago)

(Foto: Rafael Rosa/Correio do Lago)

 

O apagão provocado por um motorista que atingiu um poste de transmissão de energia em Santa Helena, no oeste do Paraná, por volta das 23h30 desta sexta-feira (14), pode ter causado a morte de pelo menos sete mil aves na zona rural da cidade. A informação é dos criadores César Antônio Neis e Paulo Binotto, do distrito de São Roque.

Segundo o avicultor César A. Neis, a queda da energia entre as 23h50 de sexta-feira e as 7h50 deste sábado (15) desligou os equipamentos que mantêm a luz e a temperatura adequadas dentro dos aviários. “Das 45 mil aves que eu tinha aqui, 3,5 mil morreram de calor”, lamenta.

O criador conta ainda que faltavam cinco dias para as aves seguirem para o abate e que não havia mais como aproveitar a carne, por isso elas foram enterradas na propriedade. “Como já havia passado muitas horas que elas haviam morrido, e por causa do calor que estava lá, a carne já estava estragando pela manhã.” Pelos cálculos dele, o prejuízo foi de R$ 7 mil.

O avicultor Paulo Binotto, que mora na mesma comunidade, também teve prejuízo. “Foram umas 3,5 mil aves que morreram aqui. E temos um terceiro vizinho que também teve perdas”, diz. Leia Mais

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta