Outono começa nesta quinta-feira

Chuva : o outono tem como característica a grande variabilidade das chuvas durante os meses da estação (climatologicamente chove mais no mês de maio em comparação aos meses de abril e junho). Em termos da distribuição espacial das chuvas, nas regiões Sudoeste e Oeste do Estado são registrados os maiores valores, enquanto que no norte paranaense ocorrem os menores valores. As chuvas são decorrentes principalmente da passagem de sistemas frontais (frentes frias), que possuem como característica uma distribuição mais regular.

Temperatura: as temperaturas apresentam gradativa diminuição em seus valores médios à medida que a estação do inverno se aproxima. O deslocamento de massas de ar frio na retaguarda dos sistemas frontais pelo Estado é comum.

A partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do Estado (Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Em maio e junho o risco abrange todas as regiões do Paraná. Recomenda- se aos usuários acompanharem as previsões de tempo diárias (entre 24h a 72h) sobre a possibilidade de ocorrência de geadas no Paraná.

Ocorrência de nevoeiros também é típica da estação e sua intensidade e duração estão diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região. Os mapas abaixo mostram a distribuição espacial mensal da chuva média,da temperatura mínima média e da temperatura máxima média no estado do Paraná durante os meses de abril –maio – junho. Fonte: Simepar

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta