Sanepar apresenta proposta de consórcios de resíduos a prefeitos do Vale do Ivaí

Agência Estadual

normal_140428_ivaipora_residuos_solidos_2A Sanepar apresentou aos 26 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), reunidos em Ivaiporã, uma proposta de gerenciamento de resíduos sólidos. A proposta prevê a formação de dois consórcios, um na região de Apucarana e outro na região de Ivaiporã. Na Região Norte, o consórcio deve atender Apucarana, Jandaia do Sul, Cambira, Novo Itacolomi, Marilândia do Sul e Califórnia. Os demais municípios seriam atendidos pelo consórcio da Região Sul.

A Sanepar propõe que cada município fique responsável pelo pagamento do transporte dos resíduos que produzir até o ponto de destinação e que a cobrança da taxa de recolhimento dos resíduos de cada munícipe seja lançada na conta de água.

A proposta da Sanepar foi apresentada pelos técnicos da empresa Fabiano Ochmat e José Roberto Gomes da Rocha, da Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que estavam acompanhados de Luiz Carlos Jacovassi, representando a gerência regional da Sanepar em Apucarana.

“O fim dos lixões é determinado por lei. Os municípios devem concluir seus planos para reaproveitamento, tratamento e eliminação de lixo orgânico e inorgânico. É o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Sanepar tem condições de prestar este serviço às prefeituras”, disse José Roberto.

EXPERIÊNCIA – A Sanepar já faz a gestão dos aterros de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio. Com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em forma consorciada, os municípios cumpririam a lei federal 12.305, de 2010, que prevê a eliminação dos lixões a céu aberto até agosto de 2014.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta