Prefeita de São Pedro do Ivaí faz resumo da XVII Marcha a Brasília

são pedroA prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, em companhia do presidente da Câmara, Evaldo Domingues de Oliveira, o Toco, e dos vereadores José Carlos de Souza (Pimba), Marcos Aparecido Bernardes, Luzia Ivete Tiene Brugnolo e Rosely aparecida Pereira da Silva, participa nesta quinta-feira (15) das últimas atividades programadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 

Está agendado para hoje (15) uma audiência com três ministros. São eles das pastas de Saúde, Arthur Chioro, de Educação, Henrique Paim, e das Cidades, Gilberto Occhi. Os ministros falarão sobre temas recorrentes e relevantes destas áreas a uma platéia de mais de cinco mil gestores municipais. Além da presença destes ministros, a programação prevê reuniões paralelas. A da Cidades Históricas, a da Seca no Nordeste e do Portal CidadeCompras.

 

“Estamos aqui desde terça-feira participando de uma série de reuniões e de várias manifestações em favor dos municípios”, disse Regina. A abertura do evento dos prefeitos aconteceu na terça-feira (13), e foi um pouco tumultuado, já que a presidenta Dilma Rousseff, principal convidada, não compareceu para ouvir as reivindicações municipalistas. A ausência da presidenta se deu, segundo assessoria, devido ela estar na Paraíba visitando a transposição do Rio São Francisco.

 

A falência dos municípios foi à principal pauta de todo o evento. A luta pelo aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) mais uma vez ganhou força. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assinou a instalação da Comissão Especial que vai analisar o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os participantes do evento levantaram um mapa do Brasil com o FPM grifado e gritaram: “vota, vota!”.

 

A XVII Marcha a Brasília ainda foi marcada por vários debates, onde os prefeitos puderam compartilhar as crises enfrentadas em seus municípios. O discurso de presidenciáveis norteou vários assuntos, inclusive, foi à oportunidade para que todos os prefeitos conhecessem as propostas de casa um. Participaram os pré-candidatos Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Pastor Everaldo (PSC) e Randolfe Rodrigues (PSOL).

 

“Uma programação muito exaustiva, mas que vale a pena. Não podemos ficar calados na prefeitura sem mostrar a crise que passamos. O Governo Federal precisa se sensibilizar com nossa luta e reconhecer que criar programas e pisos salariais resulta em muitas despesas e que o repasse para os municípios deve ser maior para que se possa custear”, destacou a prefeita de São Pedro do Ivaí.

 

A “Marcha” termina nesta quinta-feira e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, anunciou que será recebido pela presidente da República, Dilma Rousseff. Ele estará acompanhado por uma comitiva composta por um prefeito de cada Região do País. Ele destacou que os gestores levarão uma pauta com dois itens prioritários. “Gostaríamos que ela estivesse presente ao evento, mas foi o que conseguimos construir”, disse. Ziulkoski afirmou que está otimista em relação ao encaminhamento. “Quando a reunião acabar, vamos informar os gestores a respeito das articulações e das nossas ações em Brasília”.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Cidadão instigado

    Política de favorecimento para minoria de Ricos … Patrocina a política pra manter as leis miseráveis no poder … O pobre são suas versões de ilusão . A riqueza materialista de poucos se faz na escravidão demuitos!!! Um aplauso pro nada que se faz em todas gestão municipal estadual e por todo esse pais a fora que enterra o próprio sangue em estádios padrão fifa . Parabéns o inferno é logo aqui !

Deixe uma resposta