Secretaria de Saúde de São Pedro do Ivaí convoca população para cadastramento no e-SUS

Da Redação

 

O cidadão deve ficar atento à nova resolução do Ministério da Saúde, e se cadastrar no e-SUS Atenção Básica. Mas, o que é isso? Em resumo, o e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica, vinculado ao Governo Federal, para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

 

A estratégia e-SUS nada mais é do que o processo de informatização qualificada do SUS em busca de um sistema eletrônico, onde todas as informações do paciente é acessado assim que ele dá entrada em uma unidade de saúde. O prazo final para o cadastramento da população é dia 12 de junho. Visando a data, a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Ivaí divulgaram uma programação referente à intensificação do cadastramento.

 

A partir desta terça-feira (27), quem ainda não fez o cadastramento no e-SUS, deve procurar o Posto de Saúde central ou a Creche Criança Esperança (nas populares), das 17h às 19h, onde estarão funcionando centrais de atendimentos instaladas pela secretaria de Saúde. “Escolhemos esse horário para ficar acessível à população. No sábado ficaremos o dia inteiro, das 9h às 17h, nos mesmos locais. Todo cidadão, não importa a idade, deve se cadastrar”, destaca o secretário Newton Kajimura.

Assim que terminar o prazo, quem não se cadastrou ficará impossibilitado de receber qualquer tipo de atendimento pelo SUS. “Sem o cadastro, a pessoa não pode consultar pelo SUS; não tem acesso a exames e medicamentos gratuitos, inclusive a cirurgias”, enfatiza Kajimura. Para se cadastrar no e-SUS o cidadão precisa ter o Cartão SUS. Quem ainda não tem o cartão, pode emitir no ato do cadastramento. Vale lembrar que quem estuda fora também deve fazer o cadastramento nas unidades de São Pedro do Ivaí.

 

Documentos necessários

 

Até a próxima sexta-feira, das 17h às 19h, e no sábado (31), das 9h às 17h, todo cidadão São-pedrense, que ainda não se cadastrou no e-SUS, deve ir até o Posto de Saúde Central ou a Creche Criança Esperança (nas populares), munido de Certidão de Nascimento, RG e Cartão SUS – caso ainda não tenha, pode emitir no mesmo local.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.