Chega a 147 o número de cidades em situação de emergência no Paraná

Do G1

RioO governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assinou nesta sexta-feira (13) mais um decreto que estende a situação de emergência para mais 17 cidades, que foram atingidas pela chuva que caiu no estado entre sábado (7) e domingo (8). Agora, são 147 municípios em situação de emergência. Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às 18h desta sexta, 594.325 pessoas foram atingidas pela chuva, sendo que 5.065 ainda permanecem em abrigos públicos. Mais de cem pessoas se feriram e onze morreram. Conforme o boletim, houve problemas em 152 municípios.

A chuva provocou alagamentos, enxurradas e danificou estradas e pontes. A estimativa da Defesa Civil é de que o prejuízo chegue a R$ 1 bilhão. O valor exato só será conhecido após a água baixar. A previsão de mais chuva para o fim de semana preocupa a Defesa Civil. Segundo o Sistema Tecnológico Simepar, a condição se deve à passagem de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. As chuvas devem ocorrer com maior intensidade, inclusive com possibilidade de temporais, nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul e litoral.

“O solo ainda está encharcado, os rios estão com nível acima do normal e muita gente ainda sofre com as consequências”, relata o capitão Eduardo Gomes Pinheiro. Ainda conforme o Simepar, as temperaturas não devem variar muito e ficam em torno de 20ºC. A condição de tempo instável se mantém até o final da tarde de segunda-feira (16), quando o sol deve aparecer. Este é o terceiro decreto assinado pelo governador para atender as regiões que foram atingidas pelas chuvas. Na prática, os decretos permitem aos gestores públcios contratar serviços com menos burocracia para a recuperação das cidades. Leia Mais

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.