Mariceli Bernini : 12 Mentiras Que Você Deve Parar de Contar Para Você Mesmo

MariceliMentir é sempre um comportamento ruim, mas as piores mentiras são aquelas que dizemos para nós mesmos, pois elas ficam entranhadas em nossas mentes.
Quando você quiser organizar sua vida e o espaço ao seu redor, comece arrumando os pensamentos e crenças negativas que você vive repetindo para você mesmo.

Veja uma lista de doze itens de padrões de pensamentos negativos que não são verdadeiros, mas que você fica dizendo a si mesmo, e que, por sua vez, acabam sendo a causa de sua infelicidade:
1) Eu não tenho o bastante para ser feliz – em cada erro e em cada esforço existe uma lição. Algumas pessoas perdem a lição por estarem muito ocupadas se martirizando pelo erro ou reclamando sobre o problema. Ficar chateado por conta do que você não tem é como não valorizar o que você já tem. As pessoas mais felizes não são as que possuem tudo, mas sim aquelas que sabem tirar o melhor daquilo que possuem.

2) Meus sonhos são impossíveis – Não deixe que alguém que desistiu de um sonho faça você desistir do seu. A melhor coisa que você pode fazer é seguir sempre o seu coração. Assuma riscos. Não escolhe somente os caminhos mais fáceis e seguros porque você tem medo do que pode acontecer. Se assim o fizer, nada em sua vida mudará já que você continuará a fazer as mesmas coisas e a colher os mesmos resultados. Faça com que seus sonhos sejam maiores que seus medos e que suas ações falem mais alto que suas palavras. Faça alguma coisa todos os dias para que você, no futuro, agradeça.

3) Estou preso à pessoa que me machucou – a vida é muito curta. Cuide de você. Se alguém vive te fazendo mal, tenha mais amor próprio e siga em frente. Pode doer por algum tempo, mais ficará tudo bem. Você ficará bem. Em alguns momentos, ir embora não tem nada a ver com fraqueza, mas sim com força. Vamos embora não por que querer que os outros percebam nosso valor, mas sim por finalmente percebemos o nosso próprio valor.

4) Meus relacionamentos fracassados foram perda de tempo – algumas pessoas simplesmente não foram feitas para nossas vidas. Mas nenhum relacionamento é perda de tempo. Se o relacionamento não trouxe o que você quer, com certeza te ensinou o que você NÃO QUER. Nós raramente perdemos amigos, nós apenas quais são os verdadeiros gradualmente. Não force as pessoas a terem um espaço para você. Se elas souberem do seu valor, o farão espontaneamente. Lembre-se que, quando você estiver no topo, seus amigos saberão quem você é, e quando estiver no fundo, você saberá quem seus verdadeiros amigos são.

5) As coisas nunca vão melhorar – não existe pessoa capaz de lidar de forma 100% otimista com as coisas que acontecem ao seu redor. Nós somos feitos para ficarmos tristes, chateados, magoados, para tropeçar e para cair. Justamente por isso é muito importanteaprender a enfrentar os problemas, aprender, se adaptar e resolvê-los durante nossa jornada. Quando você se encontrar em seu casulo de isolamento, lembre-se que este ambiente é muito semelhante ao lugar onde as lagartas vão para criar asas. Só por que hoje é um dia ruim, não significa que amanhã não será o melhor dia de sua vida. Você só precisa continuar.

6) Falhar é ruim – algumas vezes é necessário errar muitas vezes antes de acertar. Não importa quantas vezes você errou ou quão devagar você está progredindo, você estará sempre muito à frente daqueles nem tentaram. Todas as ideias que não funcionaram são simplesmente pedras no caminho para a ideia que funcione. Lembre-se que falhar não é fracassar. Quem fracassa é aquele que falha e desiste de tentar novamente. Levante-se sempre!

7) Coisas fantásticas virão facilmente até mim – Nós somos aquilo que escolhemos ser. Ninguém virá para te salvar. Você precisa se salvar sozinho! Ninguém vai te dar nada. Você precisa ir lá e conquistar por você mesmo! Ninguém, além de você mesmo, sabe o que você quer verdadeiramente. Ninguém se sentirá tão triste por não ter conseguido como você. Não entregue a chave de sua felicidade a outras pessoas tão pouco espere que alguém crie a vida dos sonhos para você. Seja o arquiteto e o curador de sua própriafelicidade. Quanto mais responsabilidade você assumir pelo seu passado e presente, mais capaz você será de criar o futuro que você deseja.

8) Meu passado indica claramente o meu futuro – Como já dizia Chico Xavier, “Não podemos fazer um novo começo, mas, com certeza, podemos fazer um novo fim”. Nosso passado serve para nos dar direção. Isso não quer dizer que as coisas se repetirão do mesmo jeito. Lembre-se que “nada do que foi será do jeito que já foi um dia.”. Nosso passado nos mostrar quais escolhas não devemos mais fazer se quisermos que nosso futuro seja diferente de nosso presente.

9) Eu nunca mais precisarei conhecer uma nova pessoa – as pessoas entram, saem e permanecem em nossa vida por um propósito. Se uma nova pessoa se apresenta, é por que você precisa conviver com ela para algum acontecimento no futuro.  O universo é equilibrado por si só. Aprenda a respeitar o fluxo da vida. Novas pessoas em sua vida é a certeza de que novas experiências estão por vir.

10) Não consigo viver sem aqueles que se foram – Se uma pessoa amada ou querida se foi, sua necessidade de estar com ela também. O tempo que você precisava passar com ela foi concluído. Lembre-se que as pessoas mais importantes em sua vida são aquelas que estão PRESENTES. Mantenha na memória a saudade e os sentimentos daqueles que se foram e celebre a cada momento os presentes.

11) Não estou pronto porque ainda não sou bom o bastante – não conheço uma pessoa se quer que tenha plena certeza de suas capacidade. Todo ser humano vive com dois sentimentos antagônicos para sua própria segurança: a certeza e a incerteza. Temos certeza de quem somos, mas temos incerteza do que os outros vão pensar. Temos certeza de nossas habilidades, mas temos incerteza de que elas serão suficientes. Assim, abrace o presente e faça alguma coisa no único momento que você pode fazer: AGORA. Você só descobrirá seu verdadeiro potencial ao seguir em frente.

12) Eu tenho muito mais a perder – no final você não vai se arrepender por aquilo fizestes. Mas sim por aquilo que deixastes de fazer. Mais vale uma vida repleta de erros com os quais aprendeu do que um coração repleto de arrependimentos e sonhos vazios.

Portanto, esteja ciente de que a sua felicidade depende, em primeiro lugar, do que você pensa. Pois seus pensamentos são a base de suas atitudes, e suas atitudes desencadeiam consequências. Modifique-se de “dentro para fora”, e se importe muito pouco com o que as pessoas pensam de você. Viva honestamente com você mesmo, sendo assim, será honesto com todos, o que desencadeará reações positivas de felicidade por toda a sua vida.

Baseado no texto:12 Mentiras Que Você Deve Parar de Contar Para Você Mesmo, de André Cruz.

Mariceli Bernini é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e possui Consultório de Psicologia em São João do Ivaí.

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.