Semana nacional alerta para o uso seguro da energia elétrica

Durante a próxima semana, voluntários da Copel em todo o Paraná vão às ruas para disseminar orientações sobre o uso seguro da energia elétrica. A nona edição da Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica inicia nesta segunda-feira (11) e reúne ações de empresas de todo o país, sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Com o slogan “Segurança – Escolha a vida”, a campanha tem por objetivo prevenir os acidentes com choque elétrico no Brasil, atuando em seis frentes principais: construção civil, área rural, poda de árvores, furto de energia, instalação de antenas e cuidado com as pipas. A seleção dos temas é guiada pela estatística dos acidentes mais frequentes em diferentes regiões do país.

O amplo trabalho de conscientização tem mostrado bons resultados, já que as taxas de frequência e gravidade dos acidentes com a comunidade diminuem cerca de 4% a cada ano, no Brasil. No Paraná, foram registrados dez acidentes fatais com a rede elétrica em 2013. Em 2014, até agora, foram oito ocorrências, sendo três na área rural, quatro na construção civil, e um causado por furto de energia.

Para fazer com que a orientação chegue à comunidade, um batalhão de voluntários visitará canteiros de obras, cooperativas, lojas de matérias de construção e maquinários agrícolas, escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas. A mensagem contida nas cartilhas e folhetos será reforçada também através de emissoras de rádio e nos postos de atendimento da Companhia. Em Curitiba, a abertura terá apresentações de um teatro educativo para 600 crianças, na Escola Municipal Rio Bonito. Em Londrina, a segunda-feira terá palestras na construção civil e orientações aos transeuntes no calçadão.

A expectativa da organização nacional é atingir uma população de cerca de 120 milhões de habitantes em todo o país, mostrando que cuidados simples, como manter uma distância segura da rede elétrica, são fundamentais para evitar acidentes. Conheça as principais informações que serão divulgadas, durante a campanha.

ÁREA RURAL: Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, guardando distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário. Os estais – fios que auxiliam a sustentação do poste – nunca devem ser retirados. Outras orientações dizem respeito ao correto aterramento das cercas elétricas, cuidados de distância entre o sistema de irrigação e a rede elétrica, além da prevenção de queimadas.

CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO PREDIAL: Ao construir ou reformar, mantenha distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço e, sempre que preciso, entre em contato com a Copel. A distância mínima recomendada para trabalhos sem intervenção entre a obra e a rede elétrica é de cinco metros.

PODA DE ÁRVORES: A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Não plante árvores de grande porte próximo à rede elétrica e, se for preciso podar galhos perto da rede, entre em contato com a Copel.

PIPAS: Oriente as crianças a jamais usar materiais metálicos ou cerol na confecção do brinquedo e, caso a pipa fique presa à rede elétrica, não tentar resgatá-la. O ideal é brincar sempre longe dos fios de energia elétrica.
ANTENA DE TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e procure efetuar o serviço quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.