Clima favorece início do plantio da safra de grãos 2014-2015 no Paraná

O clima está favorável no Estado para o início do plantio da safra de grãos de verão 2014/2015. O relatório mensal do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, confirma as expectativas de crescimento para o plantio de soja e redução das lavouras de milho e feijão. O Deral projeta uma produção de 22 milhões e meio de toneladas de grãos de verão para o período, volume 9% acima da safra anterior.

A maior parte desse volume corresponde à produção de soja que pode atingir um crescimento de 18%, principalmente por conta do aumento da área plantada. No Estado, 7% da área prevista para ser ocupada pela soja já está plantada. Já a venda antecipada de soja está mais lenta este ano, em torno de 5% da produção, cerca de 3 vezes menos do que no ano passado. Segundo o Deral, a lentidão na comercialização está ocorrendo em função do aumento de capitalização do produtor e também pelo fato dele estar mais atento às mudanças do mercado.

Outra cultura que está sendo plantada em ritmo acelerado é o milho de primeira safra, com 41% da área prevista já plantada. O cultivo de feijão está em ritmo normal, com cerca de 50% da área plantada, mas terá menos produção do que no último período por conta da queda do preço no mercado. Já a previsão de colheita da maior safra de trigo da história do Paraná está se mantendo. Cerca de 41% da produção prevista, de quase 4 milhões de toneladas, já foi colhida. Se essa projeção se confirmar, a safra de trigo terá um crescimento de 112% em relação ao mesmo período do ano passado. (Repórter: Rodrigo Arend)

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.