População da região de Ivaiporã ganha nova Farmácia do Paraná

Agência Estadual

normal_DSC_0170O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, inaugurou nesta quinta-feira (18), em Ivaiporã, a nova Farmácia do Paraná, responsável pela distribuição gratuita de medicamentos de alto custo e uso contínuo para mais de 1,8 mil usuários cadastrados da região. Esta é a 11ª unidade com estrutura totalmente reformulada pelo programa estadual que visa fortalecer a assistência farmacêutica no Paraná.

O novo local fica na Avenida Brasil, número 485, no Centro da cidade. A estrutura conta agora com recepção, consultório farmacêutico, almoxarifado, sala administrativa e abriga ainda a Central de Abastecimento Farmacêutico, que recebe, armazena e distribui medicamentos e outros insumos para 16 municípios da região.

Antes, a farmácia funcionava no prédio da 22ª Regional de Saúde, em local adaptado devido à falta de espaço. “Foi preciso transferir o serviço para outro prédio para garantir mais segurança e conforto aos usuários. Estamos fazendo isso em todo o Paraná com a reestruturação de nossas 22 unidades regionais”, destacou Caputo Neto.

Entre os itens fornecidos na unidade estão medicamentos indicados para o tratamento de mais de 80 doenças, como Alzheimer, Parkinson, hepatites virais, esclerose múltipla, entre outras. Para ter direito aos medicamentos de forma gratuita, é necessário ter indicação médica e cadastrar-se na sede da farmácia.

Sebastião Rodrigo Mansão, 58, é morador de Arapuã e comparecia à antiga farmácia mensalmente para retirar seus medicamentos para tratar um problema de pele. Segundo ele, o novo espaço é mais amplo e agradável. “Ficou bem melhor. O local é de fácil acesso e o atendimento está mais rápido”, disse.

A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Deise Pontarolli, afirma que o Estado vem investindo para implantar um novo modelo de atendimento com foco no paciente e não no medicamento. “Não basta apenas distribuir o medicamento, é preciso orientar o cidadão para que o tratamento seja realizado de forma adequada. Por isso, contratamos novos farmacêuticos, capacitamos nossa equipe e criamos consultórios farmacêuticos em nossas unidades para facilitar esse diálogo entre o profissional e o usuário”, conta.

TRANSPORTE – Durante a solenidade, Caputo Neto também entregou quatro ônibus para reforçar a frota exclusiva da saúde. Os veículos, no valor de R$ 208 mil cada, serão utilizados no transporte de pacientes que necessitam de tratamento, consultas e exames especializados fora de suas cidades de origem.

O prefeito de São João do Ivaí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã, Fábio Hidek Miura, ressalta que os novos ônibus eram uma reivindicação antiga da população. “Nossa região aguardava ansiosamente a chegada desses veículos. Agora será possível oferecer um transporte digno a quem mais precisa”.

Com 27 lugares, os ônibus vêm equipados com ar condicionado, refrigerador, bagageiro e plataforma elevatória para acessibilidade de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção.

A solenidade de inauguração da farmácia também foi marcada pelo anúncio do repasse de quase R$ 2 milhões para aquisição de veículos para a área da saúde dos 16 municípios da região. Os recursos serão repassados na modalidade fundo a fundo, sem a necessidade de formalizar convênios.

Também participaram do evento o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Rene Santos, a diretora da 22º Regional de Saúde, Eleane Rother, e demais autoridades da região.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Confira a lista dos 16 municípios que receberão recursos para o transporte sanitário:

Arapuã

Ariranha do Ivaí

Cândido de Abreu

Cruzmaltina

Godoy Moreira

Ivaiporã

Jardim Alegre

Lidianópolis

Lunardelli

Manoel Ribas

Mato Rico

Nova Tebas

Rio Branco do Ivaí

Rosário do Ivaí

Santa Maria do Oeste

São João do Ivaí

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta