Mariceli Bernini: Mente Sã, Corpo São

rp_Mariceli-150x150.jpgNormalmente as pessoas se preocupam em cuidar do corpo ou dedicar-se ao reestabelecimento da saúde por conta de alguma doença, o que é uma atitude louvável, mas poucos reservam uma parte do tempo para cuidar da sua saúde mental/emocional/psicológica e dar a si mesmo a atenção que necessita e merece.

Não somos somente nossos corpos físicos, portanto, é de fundamental importância que também nos dediquemos à saúde de nossa vida mental/emocional/psicológica.

Sabe-se que quando uma pessoa tem a mente saudável seu corpo físico se torna saudável também, por isso manter a saúde e o equilíbrio  mental/emocional/psicológico beneficia a saúde do corpo físico.

Crie o hábito de reservar um momento do dia para que você possa cuidar de sua vida psíquica assim como você também criou o hábito de escovar seus dentes, tomar seu banho, comer ou dormir.

Citarei um exemplo de como isso pode ser feito, mas saiba que cada pessoa tem um modo particular de cuidar de sua vida psíquica.

Procure um local onde você não será interrompido e acomode-se em uma posição confortável. Feche os olhos e em silêncio respire profundamente de maneira lenta e tranquila. Não force sua respiração, a intenção é a de que você relaxe com estas respirações.

Ao expirar, junto com o ar, coloque para fora seus pensamentos negativos que o destroem e as sensações que te levam à baixa autoestima, mande para fora de si, junto com o ar, a raiva, a irritação, o ciúme, a insegurança, o medo, a inveja, a insatisfação e qualquer outro sentimento que esteja atrapalhando sua vida.

Em cada inspiração, imagine que junto com o ar que entra pelo seu nariz, entra também uma nuvem dourada contendo amor, segurança, tranquilidade, harmonia, paz, alegria de viver, entusiasmo pela vida e todos os sentimentos positivos que você esteja necessitando. Imagine esta nuvem dourada contendo coisas positivas se espalhando por todo o teu corpo,

Inspire e expire várias vezes visualizando sentimentos e sensações negativos saindo junto com o ar da exalação e sentimentos e sensações positivos entrando junto com o ar na inalação.

Respirando e relaxando cada vez mais, expire completamente, desde o fundo do teu Ser e deixe ir embora a sensação de não merecer ser feliz. Após, diga em voz alta ou apenas mentalmente: “Ponho para fora de mim qualquer pensamento que não seja construtivo para mim e inspiro, recebendo a Luz e o Amor que são meus por direito Divino”.

Por mais estranho que possa parecer, dê um abraço em você mesmo e sinta como você é uma pessoa querida! Durante este longo e afetuoso abraço mantenha seus olhos fechados e veja-se como uma criança que necessita de amor. Nesse instante, perdoe suas falhas e lembre-se de que não existe perfeição no mundo e por isso você merece o seu perdão. Livre-se das suas culpas!

Ainda durante o abraço agradeça as oportunidades que a vida te dá, mesmo aquelas que te levaram ao sofrimento, pois também através do sofrimento temos a oportunidade de nos tornar melhores para nós mesmos e para o mundo, já que o sofrimento é uma escola que nos aperfeiçoa.

Diga a si mesmo em voz alta ou apenas mentalmente: “Agradeço e bendigo à Vida Divina que se expressa perfeitamente através de mim. Me amo, me bendigo e me aceito totalmente como sou”.

Sinta como o Amor Divino te abraça. Lembre-se de que você necessita de Amor, e você merece esse tempo para recebê-lo.

Por um momento, desfruta de tua própria companhia.

Pense em você mesmo como um amigo.

Lembre de algumas qualidades que tem.

Traga à mente as coisas que são boas em você mesmo.

Pense no bem que você faz, e no bem que chega até você.

Recorde-se de que você é a criação consentida do Criador, que teu valor é alto, como de qualquer outra pessoa, e que nada pode fazer com que você deixe de ter valor.

E por fim, para terminar o abraço, diga a si mesmo:

“Eu Sou a imagem e semelhança do bem, da beleza, de tudo o que é valioso e querido para o Criador. Fui criado para expandir o reino divino. O Universo inteiro se regozija quando reconheço, aceito e expresso a maravilha que Eu Sou. Mereço e recebo a vida bendita que Deus tem para mim, agora!”

Respire mais uma vez lenta e tranquilamente e antes de levantar-se, se puder, permaneça mais um pouquinho quieto até sentir-se preparado para dar continuidade às tuas atividades cotidianas.

Lembre-se de que você necessita de amor, e você merece esse tempo para recebê-lo, portanto, faça deste momento um hábito em sua vida e verá que sua mente se tornará mais tranquila conforme você for criando o hábito de investir um tempo para cuidar de você mesmo da maneira como exemplifiquei ou de maneira semelhante. Com o tempo verá que sua saúde física também será beneficiada, pois quando nossa mente está saudável, nosso corpo físico é saudável também.

Feliz Ano Novo!

Mariceli Bernini é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e possui Consultório de Psicologia em São João do Ivaí.

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta