Mariceli Bernini: Somos Quem Queremos Ser

rp_Mariceli-150x150111.jpgA serotonina é uma das principais substâncias químicas presentes em nosso cérebro. Sabe-se que ela tem um papel importante na regulação do equilíbrio psicológico, do sono, do apetite, do desejo sexual, da dor, etc. Quanto mais serotonina uma pessoa produz, mais feliz ela é, portanto, pessoas depressivas e infelizes fabricam pouca serotonina.

Mas afinal de contas, como devemos agir para que nosso organismo fabrique serotonina em níveis seguros para que sejamos felizes?

Foram estudadas algumas características de pessoas saudáveis e com longevidade acentuada e concluiu-se que além das características biológicas, as condutas e atitudes também influenciam na saúde física e emocional. Segundo o estudo, cada pensamento gera uma emoção e cada emoção um circuito hormonal que terá impacto nos 5 trilhões de células as quais formam nosso organismo, veja:

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono e sorriso promovem a produção de serotonina, isto é, o nosso “hormônio da felicidade”, ou seja, a substância química que produz a sensação de bem estar e felicidade.

Enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, reprovação, repressão e resistência facilitam a secreção de cortisol, ou seja, um hormônio corrosivo para as nossas células e que acelera também o nosso envelhecimento.

As condutas “S” gerarão atitudes ”A” tais como: amor, ânimo, amizade, apreço, aproximação. Já as condutas “R” gerarão atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

Nossos pensamentos e atitudessão capazes de produzir hormônios, e dependendo da qualidade do que pensamos ou fazemos, estaremos produzindo serotonina ou cortisol.

É por isso que sempre digo que nós somos o que pensamos e fazemos, pois é a partir dos nossos pensamentos e atitudes que estaremos criando nossa felicidade ou nossa própria infelicidade.

Desejo que em 2015 você produza muita serotonina, e que o teu equilíbrio emocional, por sua vez, melhore a vida das pessoas que convivem com você.

 

Feliz Ano Novo!

 

MariceliBernini é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e possui Consultório de Psicologia em São João do Ivaí.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta