Mariceli Bernini: Para Amigos, Familiares e Pessoas que Convivem com Quem tem Depressão

rp_Mariceli-150x150111.jpgAssisti a uma palestra de um líder religioso há alguns dias sobre o tema Depressão. Ele foi bastante assertivo em dizer sobre as causas e também sobre o empenho e esforço que se faz necessário para superar este transtorno.

Mas a certa altura da palestra ele cometeu uma falha que muitos cometem também, ele disse que a Depressão deve ser encarada como um  período passageiro da vida em que o indivíduo portador precisa entender que depende apenas dele para obter a cura.

É bastante comum pessoas pensarem desta maneira, é compreensível que pensem assim, mas é extremamente importante aprendermos a maneira correta de lidarmos com a uma doença, pois quanto mais aprendemos sobre ela, maiores as chances da realização de um tratamento correto e da obtenção da cura.

A causa da Depressão é a diminuição da produção de hormônios cujas funções são manter o equilíbrio das emoções e das funções vitais do organismo. Por se tratar de um processo químico do organismo é que não depende apenas da força de vontade do paciente.

Assim como a baixa produção da insulina pelo pâncreas provoca diabetes, basicamente a baixa produção de serotonina pelo cérebro provoca depressão, (e também provoca ansiedade, comportamento agressivo e obesidade).

Já ouvi muita gente dizer que Depressão é causada pela falta do que fazer, e que ela pode ser curada com força de vontade. Mas não é bem assim. O deprimido não consegue, por força de sua vontade, fazer com que seu cérebro comece a produzir serotonina, assim como o diabético também não obterá êxito em que seu pâncreas comece a produzir insulina apenas pelo poder de sua vontade.

Nunca ouvi alguém dizer a uma pessoa portadora de câncer que páre com o tratamento quimioterápico e tenha fé em sua cura sem as medicações e tratamento, mas já ouvi muita gente dizer que antidepressivo causa dependência e que é bom largar “esse tipo de remédio que vicia” e ter fé para “ficar bom”. Muita gente tem preconceito contra os antidepressivos porque não compreendem sua função no organismo.

A Depressão é uma doença, não é mãnha, preguiça, e muito menos uma forma de chamar a atenção. Depressão é uma doença séria que altera o comportamento, as emoções e a vida do deprimido, assim com qualquer outra doença grave.

Pessoas portadoras do Transtorno Depressivo devem, necessariamente, serem tratadas através de medicação oferecida pelo médico psiquiatra com auxílio de psicoterapia.

O depressivo, muitas vezes, sofre não somente pelos sintomas da doença mas também pela incompreensão daqueles que com convive, pois é comum que as pessoas que o cercam acabe achando que o comportamento apresentado é falta de se esforçar para curar-se.

Para você que convive com quem apresenta o diagnóstico de Transtorno Depressivo, compreenda que se trata de uma doença séria cuja causa é quimicamente cerebral e que tem como consequência a alteração das sensações, emoções e comportamento, além de ser a porta de entrada de muitas outras doenças.

Abrace a causa de seu familiar ou amigo com Depressão. Sua compreensão e auxílio também fazem parte do tratamento que o levará a superar esta dor emocional.

Mariceli Bernini é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e possui Consultório de Psicologia em São João do Ivaí.

 

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Olá Rodrigo,
    Faço idéia de como não deve ser fácil conviver com sensações e sentimentos que o levam a ficar deprimido.
    Concordo com você que a fé em Deus é importante assim como a medicação também é. Mas lembre-se de que a medicação combate o efeito e a psicoterapia combate a causa.
    Experimente fazer psicoterapia com um bom profissional, tenho certeza de que seus sintomas se extinguirão porque desta forma o tratamento ficará completo.
    Grata por seu comentário.
    Um abraço.

  2. Olá mariceli td bem acho muito bacana seus conselho,as vezes eu fico muito deprimido e horrível isso so quem tem sabe oque e mas com medicamentos e muita fé em Deus tudo se resolve muito bom o seus conselho tenha uma boa noite????

Deixe uma resposta