Municípios da região estão em alerta devido a dengue

Do Paraná Centro

denguedeixacidadesdaregiaoemalerta_1_1064Algumas cidades da região central estão em alerta com o número de casos confirmados de dengue. Até o momento, o maior número de casos confirmados estão localizados em Cruzmaltina, Borrazópolis e Jardim Alegre.

Em Borrazópolis, o secretário municipal de Saúde, Nilo Aurélio de Souza Ramos, confirmou a existência de 19 casos positivos e 34 notificações. Ele disse que, a partir de cada caso confirmado, o Departamento de Saúde realiza o chamado bloqueio epidemiológico, em que os quarteirões no entorno da casa da pessoa infectada é pulverizado com veneno próprio para matar o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Além disso, há cerca de 2 semanas, a Prefeitura intensificou o arrastão nas residências do município. Foram recolhidos dois caminhões de materiais recicláveis, como pneus, plásticos, latas e tampas.

Ramos disse que a maior preocupação centra-se nos terrenos abandonados em que os proprietários não fazem o corte devido do matagal. “Estamos notificando as pessoas para que tomem providências, porque os terrenos baldios podem ser locais de proliferação do mosquito”, alertou o diretor.

O Departamento de Saúde pode inclusive acionar o Ministério Público em caso de descumprimento da recomendação. Nilo Ramos explicou que a Prefeitura usa os meios possíveis para conscientizar a população com campanhas nas rádios e utilização de carro de som nas ruas.

“Pedimos encarecidamente que as pessoas nos ajudem no combate à dengue, observando os quintais e não deixando a água limpa e parada”, reforçou. Leia Mais

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta