Professora Ana Seres apela por volta às aulas

Agência Estadual

Secretária de Estado da Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin. 20-03-15. Foto: Hedeson Alves

Secretária de Estado da Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin. 20-03-15. Foto: Hedeson Alves

Em seu primeiro dia de trabalho à frente à Secretaria Estadual da Educação, a professora Ana Seres fez um apelo pela volta às aulas e disse que solicitou do Governo do Estado que os descontos das faltas nos salários dos professores só sejam rediscutidos a partir da folha de junho. Em entrevista coletiva, logo após ter sido confirmada no cargo pelo governador Beto Richa, a professora pediu aos professores que encerrem a paralisação, pois cerca de 1 milhão de alunos da rede pública estadual já tiveram o calendário escolar bastante prejudicado com a primeira greve, de 29 dias.

“Quero contar com a confiança de todos os professores, funcionários, alunos e pais do Paraná. Vamos trabalhar com integração e diálogo para mostrar que é possível executar um ensino de qualidade”, afirmou a professora Ana Seres. “Faço esse apelo aos meus colegas e peço o envolvimento de toda a comunidade, pelo bem de nossos estudantes.”

Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Ana Seres lecionou na escola pública por 40 anos. Em seguida, atuou como chefe de Núcleo em Pato Branco. Há pouco mais de um mês, assumiu a Superintendência da Educação. É com base na experiência de quatro décadas na docência e como chefe de Núcleo Regional da Educação que ela pediu um voto de confiança aos profissionais da educação do Paraná.

FALTAS – Segundo Ana Seres, o pedido de suspensão dos descontos no salário se deve ao fato de que nem todos os diretores repassaram os relatórios com as ausências aos Núcleos Regionais de Educação. Portanto, alguns educadores teriam descontos já neste contracheque e outros não.

Para evitar tratamento desigual, a secretária pediu a suspensão das faltas, por enquanto. Os descontos serão rediscutidos a partir da folha de junho. “Isso ainda depende do entendimento da Justiça em relação à greve”, esclareceu.

“Considerando nosso sistema de folha de pagamento, não seria justo só lançar parte das faltas, uma vez que há uma discussão judicial em torno da questão”, disse.

CALENDÁRIO ESCOLAR – Em relação ao calendário escolar, a secretária adiantou que vai ouvir os Núcleos Regionais de Educação para construir alternativas de reposição. Uma das possibilidades é utilizar a semana das férias de julho e talvez sábados. Mas não está ainda definido. Também serão ouvidos técnicos da Secretaria da Educação e representantes da categoria.

PROGRAMA META – Durante a coletiva, Ana Seres destacou o programa META – Minha Escola Tem Ação, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação e reduzir os índices de evasão escolar. O programa já foi apresentado por ela aos chefes de Núcleo e vai nortear todo o trabalho pedagógico das instituições de ensino da rede paranaense.

O programa busca promover nas escolas práticas que resultem na melhoria da qualidade de ensino. “Além de fortalecermos o papel da gestão nas escolas, queremos reduzir as taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe e distorção idade série”, detalhou a secretária.

As ações do META envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada escolar, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas, gestão escolar, além de prever a consolidação e monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas.

Nesta quinta-feira, a professora Ana Seres se reúne com coordenadores pedagógicos para dar seguimento aos trabalhos da pasta na área educacional.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta