Nota de repúdio ao Governo do Estado do Paraná pelas ações violentas contra os professores e servidores estaduais

A Câmara de Vereadores do Município de São João do Ivaí vem a público expressar seu repúdio às ações do Governo do Estado do Paraná e da Assembleia Legislativa pela repressão com violência policial contra a manifestação dos professores e servidores da rede pública no dia 29 de abril.

A ação violenta marcou de forma expressiva a história da democracia paranaense, através da repreensão a profissionais que lutam diariamente pela educação das novas gerações. O uso de bombas de efeito moral, jatos de água, balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo pela Polícia Militar deixou mais de 400 feridos, segundo informações da APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, e refletiu o desrespeito aos milhares de educadores por parte do governo estadual.

A referida manifestação era contra a votação do Projeto de Lei 252/2015, que altera a previdência dos funcionários públicos – a ParanaPrevidência. Na ocasião, os manifestantes foram impedidos judicialmente de acompanhar a votação, realizada às pressas dentro da Assembleia Legislativa, o que fere os princípios do Estado Democrático. A brutalidade imperada pelo governo e os atos extremamente violentos efetuados pela Polícia Militar não podem ser justificados e se configuram como graves violações de direitos humanos.

Deste modo, a Câmara de Vereadores do Município de São João do Ivaí manifesta-se contrária à ação governamental, assim como expressa seu apoio à Greve dos Professores do Estado do Paraná, visto que a luta pelo investimento progressivo em educação e a prática da participação democrática devem ser fortalecidas, e não reprimidas por meio de políticas que promovem a violência.

Sabemos que as “armas” destes profissionais em greve são o conhecimento de seus direitos e a determinação em lutar por eles, e ressaltamos no momento a mancha de sangue que permanece no lugar da marca de giz, junto à certeza de que a luta pela educação de qualidade continua.

Parabenizamos, por fim, os servidores que estão empenhados nesta luta por melhores condições de trabalho em prol da educação pública e da valorização do professor.

São João do Ivaí, Paraná, 18 de maio de 2015.

Câmara Municipal de Vereadores

Alessandro da Silva Jubansk

Nelson Rosa Júnior

Nilson Sobreiro dos Santos

Joaquim Henrique da Cunha Silvério

José Lima Lomba

Paulo Henrique Gonçalves de Oliveira

Reginaldo Spricigo de Carvalho

Ronaldo André da Silva

Valdeci Farias de Oliveira

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Parabéns pela iniciativa e o apoio a nós professores, agradecemos a atitude dos nobres vereadores do Municipio de São João do Ivaí pela postura firme..

Deixe uma resposta