Jogos Escolares do Paraná reúnem cinco mil atletas em Apucarana

Momento do desfile das delegações, com o Ginásio de Esportes Seccão lotado

Começa nesta sexta-feira (17), em Apucarana, no Norte do Paraná, a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) para atletas de 12 a 14 anos (final B). São cerca de cinco mil atletas das redes pública e particular de ensino, disputando em 16 modalidades esportivas. As competições vão até o dia 25 de julho.

Os jogos são realizados pelo Governo do Estado, com a coordenação das secretarias estaduais da Educação e do Esporte e do Turismo. Nesta edição, o Paraná foi escolhido pela Rede Globo para ser parceira da divulgação dos Jogos.

A coordenadora dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, do Esporte e do Turismo, comemora a realização da última etapa. “A organização da fase final contou com um grande esforço durante todo o ano, atípico para o esporte, devido à greve dos professores. Mas, felizmente foi possível realizar as 32 fases regionais e as oito macrorregionais, graças ao esforço conjunto dos municípios, e das secretarias da Educação e do Esporte e Turismo”, diz ela.

Devido à reposição das aulas, não foi possível utilizar as escolas estaduais como alojamento para os atletas, como aconteceu em edições passadas dos JEPS. Neste ano as escolas e faculdades particulares da região disponibilizaram o espaço, com mediação do Núcleo Regional de Educação de Apucarana.

MODALIDADES – As modalidades desta fase final são atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, skate, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

PRÁTICA SAUDÁVEL – O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabricio, ressaltou o fato de os Jogos Escolares acontecerem no ano dos Jogos Pan-Americanos, que antecedem as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“É gratificante e muito importante ver nossos adolescentes e jovens estudantes envolvidos com a prática saudável do esporte”, disse ele. Este é um ano importante, em que as pessoas se envolvem mais com o esporte. A Tocha Olímpica vai passar em seis municípios de nosso estado, que tem um esporte valorizado e será sede de diversos centros de treinamento de atletas. Estes eventos motivam mais o jovem se aproximar do esporte e os Jogos Escolares tem um papel indispensável nesta inclusão ”, destacou Fabrício.

O gerente de Promoções e Eventos da Rede Paranaense de Comunicação – RPC, Marcelo Dias Lopes, disse que, neste ano, além do Paraná, a Rede Globo é parceira dos Jogos Escolares também do Rio de Janeiro. “A escolha foi feita pela Rede Globo como parte de um processo de apoio ao esporte olímpico e Jogos Escolares, e começou por aqui considerando o histórico de boa organização dos Jogos Escolares do Paraná, a boa estrutura da Secretaria, experiência e competência na organização dos jogos e bom relacionamento com a RPC”, disse ele.

FASE FINAL A – De 07 a 15 de agosto será realizada a fase final para atletas de 15 a 17 anos (final A). Ainda em agosto, de 25 a 27, será a vez da fase regional do JEPS Bom de Bola, exclusivamente de futebol, em Curitiba. A macrorregional desta competição está agenda para 18 a 20 de setembro, e a final para 25 a 29 de novembro.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta