Patrulha Ambiental realiza operação piracema no Rio Ivaí

A Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, esta realizando a operação piracema denominada RIO IVAI VIVO, e neste dia 13/12/2017,  no rio Ivaí local conhecido como corredeira da quinze Município de Lunardelli, realizou mais um trabalho de orientação e educação ambiental, nas água do  rio, nesta quarta-feira vários molinetes  varas e uma sacola com vários azois, 03 peixes capturado da espécies pacu e mandi, todos já mortos, improprio para o consumo, ainda nesta mesma operação, foi retirado armado 12 anzol de galhos, alguns  com isca viva espécie de isca cascudo, as iscas que estava  vivas  foram retirados e solto novamente ao rio, diante dos fatos foi  feito o recolhimento de todos os apetrechos acima denominados, todos são apetrecho de pesca não permitido, conforme a Portaria IAP n°206/2016  31/10/2016, Art. 2º.item IV, Portaria Ibama 025/2009  Art. 3º  item XIV, Portaria 092/2016 Art. 4ª , lei 9.605/98 art. 34 Itens I II III, esses apetrechos  recolhidos serão confeccionados termo circunstanciado e entregue ao IAP/Policia Florestal/MP, para os  procedimentos legais, conforme as portaria, não foram feitos notificação, os proprietário dos apetrechos não foram encontrados ,A multa para quem pescar neste período  e de R$ 700,00 e mais R$ 20,00, por kg de peixe, a lei 9.605/98 art. 34 Itens I II III  ainda relata que o infrator poderá ser  penalizado  com pena de  1 a 3 ano de reclusão ambas comulativas , fica um alerta estamos  no período da piracema, temos que ter mais consciência, pois é um período que os peixes sobem rio acima para fazer a reprodução, sendo pressa fácil para os pescadores, portando vamos respeitar vamos se unir para preservar e belo Rio Ivaí, o que estamos percebendo é que as pessoas  não está respeitando, por isso a Patrulha Ambiental está  realizando  incansavelmente  este trabalho no rio Ivaí, estamos trabalhando com apoio e em parceria com o IAP e Ministério Público.

A importância do Rio Ivaí

Rio Ivaí, um dos principais Rios do Estado do Paraná, pois é o único rio tributário livre de barramento, seu curso natural  transforma esse rio em um berçário natural sendo uns dos  responsável pela manutenção dos estoques pesqueiro do  rio paraná, pois os peixes  no período da piracema sobem  do rio Paraná ao rio Ivaí para o período da piracema e após seis meses  começa a  decida  de volta  ao rio paraná, por isso que todos devemos ter a consciência de respeitar a piracema pois o futuro do nosso belo Rio Ivaí e seus afluentes bem como  a população de  peixes, depende do cuidado e esforços de todo.

A Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, faz um ALERTA os trabalhos de patrulhamento vai continuar, por isso pedimos o apoio e ajuda de toda a população, vamos se unir a patrulha do bem.

Vamos ser consciente!

Vamos ser inteligentes

Vamos respeitar a piracema.

Viva o rio.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta