Abertura da pesca nos rios e reservatórios do Paraná

Começa no próximo dia 1º de março a temporada de pesca na Bacia do Rio Paraná. Apesar da liberação, a 2ª Companhia de Polícia Ambiental Força Verde, alerta para alguns detalhes que devem ser observados antes de ir pescar, como os petrechos permitidos para pescadores amadores são: linha de mão e caniço simples, com molinete ou carretilha. A quantidade máxima para a captura por pescador cadastrado é de 10 quilos mais um exemplar por período de pesca.

LOCAIS PROIBIDOS

Apesar da liberação, da pesca na Bacia do Rio Paraná a pesca em alguns lugares continuam restritas durante o ano. São eles:

– Lagoas marginais

– A menos de 200 metros à montante e à jusante de cachoeiras e corredeiras

– A menos de 500 metros de saídas de efluentes, confluências e desembocaduras de rios, lagoas, lagos e reservatórios

– A menos de 1.000 metros de barragens de empreendimentos hidrelétricos

Os pescadores que forem fragrados infligindo as normativas podem responder criminalmente de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais e ainda receber autuação administrativa do IAP ou ICMBio. A multa pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil.

Lembrando sempre que respeitando às normas ambientais estará colaborando com a preservação dos nossos rios e não deixando a responsabilidade para somente os agentes de fiscalização, o ambiente necessita da consciência de cada pescador.

As pessoas que quiserem ajudar no combate à pesca predatória poderão efetuar denúncias através do telefone 181 ou email denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta